BOM JESUS: Inaugurado entreposto de Capão Bonito

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Os produtores da localidade de Capão Bonito, a 12 quilômetros da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, contam agora com um novo entreposto para recepção, beneficiamento e armazenagem de cereais. A cerimônia de inauguração da unidade reuniu, no início deste mês, aproximadamente 450 agricultores. O novo entreposto da Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus teve investimentos de R$ 7 milhões e pode receber até 13,8 mil toneladas. Segundo o presidente da Bom Jesus, Luis Roberto Baggio, com a nova unidade, a cooperativa ampliará a capacidade de armazenagem em 14%, estimada hoje em 300 mil toneladas. "O local é considerado estratégico, pois está próximo do Porto de Paranaguá e também das comunidades que se destacam na produção de grãos no município da Lapa."

Economia - A proximidade do entreposto com a propriedade deve gerar ao produtor Mauro Decker uma economia de até 40% com frete. O primeiro carregamento para a nova unidade será de soja, entre 9 e 10 mil sacas. "Com a economia no transporte, espero poder aumentar a produção em até 20%", afirmou o produtor. Além de soja, Decker planta feijão, trigo e milho. A economia no frete é um dos pontos reafirmados pelo produtor Erolt Ertal, da região do Núcleo Leiteiro, e grande conhecedor dos assuntos do cooperativismo. "A agilidade na descarga e a proximidade do agricultor com o entreposto são características que beneficiam muito o produtor", declara. Benefício similar que será usufruído também pelo produtor Lucas Gonçalves, em seu cultivo de soja, milho e trigo na região de Faxinal dos Correias, a 17 quilômetros do entreposto de Capão Bonito. "A cooperativa deixou tudo bem organizado para o recebimento dos cereais, o que reforça minha segurança em comercializar a produção, que este ano será de 15 mil sacas aproximadamente", conta o produtor.

Entreposto de Capão Bonito - A unidade de Capão Bonito está localizada numa área de 10 hectares, às margens da Rodovia da Maçã. A estrutura conta com balança para até 100 toneladas, duas moegas de 300 toneladas, um tombador para Truck de 22 toneladas, quatro elevadores de 120 toneladas e um de 150 toneladas, duas máquinas de limpeza de 100 toneladas, um secador de 100 toneladas, um silo pulmão de 600 toneladas e quatro silos de 3,3 mil toneladas.

Capacidade - De acordo com o presidente da Bom Jesus, essa estrutura tem capacidade para beneficiar cerca de 400 produtores rurais da região. "A cada safra, os cooperados melhoram seus índices de produtividade. Consequentemente, aumenta a demanda por espaço para armazenagem e beneficiamento", conclui. Os produtores da localidade terão a oportunidade, também, de receber transferência de tecnologia e de participar de projetos para aumentar a rentabilidade. O produtor de soja, milho, trigo e feijão de Vista Alegre, Gilmar Salake, é outro associado que já está destinando sua produção aos cuidados da cooperativa Bom Jesus. "Este entreposto aproxima ainda mais a cooperativa das minhas atividades diárias, um espaço para discutir as melhores condições de comercialização da safra", revela. Opinião que é reforçada pelo agricultor Sérgio Hobus, que atua nesta área considerada um dos maiores centros produtores da Lapa. "O importante é que o produtor mantenha o foco na produção, descarregando rapidamente para otimizar a colheitadeira e deixar o resto na mão da cooperativa", diz.

Crescimento - A inauguração reforça a estratégia da cooperativa, listada entre as 100 maiores empresas do Paraná, de crescer cada vez mais e ampliar o atendimento ao produtor local. A Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus possui 3.600 associados e tem atuação em 11 municípios com 17 Unidades Administrativas - nas cidades: Lapa, Balsa Nova, Contenda, Piên, São Mateus do Sul, São João do Triunfo, Antônio Olinto, Quitandinha, Paulo Frontin, Iratí, Palmeira. (Imprensa Bom Jesus)

Conteúdos Relacionados