BATAVO: Biomassa é destaque no Show Tecnológico Fundação ABC

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Durante os dois dias de realização do 15º Show Tecnológico de Verão da Fundação ABC (15 e 16/02), mais de 2.000 pessoas, entre técnicos, estudantes, pesquisadores e produtores rurais estiveram na estação experimental de Ponta Grossa (PR), para conhecerem novas alternativas de produção agropecuária e avanços tecnológicos.

 

Diferencial - Este ano, o tempo favorável também contribuiu para o aumento de visitantes em relação ao ano passado. Mas o grande diferencial foi a apresentação das pesquisas de biomassa de milho para a produção de bioenergia. Numa parceria entre Cooperativa Batavo, Fundação ABC, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a empresa New Holland, o projeto foi apresentado mostrando o potencial de geração de energia através da palha de milho, com a cautela para não prejudicar o sistema de plantio direto, largamente utilizado pelos produtores rurais dos Campos Gerais para a geração de nutrientes no solo.


Primeiros experimentos - Na Cooperativa Batavo, os primeiros experimentos já iniciaram com a implantação de um equipamento para a produção de briquetes feitos através de hastes, sabugos e palha de milho, aliados a resíduos de soja e trigo, que estão sendo utilizados para gerar calor na secagem de grãos. Este projeto, além de dar um destino correto às impurezas que vêm da lavoura, produz energia limpa, já que há previsão para sua utilidade na produção de energia elétrica.


Benefícios das pesquisas - Os visitantes puderam participar de palestras diversificadas nas áreas de abrangência e especialização da Fundação ABC, como Agrometeorologia, Fitotecnia, Forragicultura, Herbologia, Fitopatologia, Entomologia, Fertilidade de Solos, Mecanização Agrícola, Agricultura de Precisão e Economia Rural, além da apresentação dos serviços físico-químicos e de informações geográficas.


Sementes Batavo - No estande da Batavo, o setor de sementes estará mostrando o desempenho das “Sementes do Plantio Direto”. Atuando no negócio de sementes desde 1974, a Batavo estará expôs seu portfólio, com mais de 32 cultivares de soja. Em 2011, a cooperativa produziu mais de 480.000 sacas de 40 kg de soja e trigo ao ano. 


Parcerias - Além da participação das Cooperativas ABC – Capal, Batavo e Castrolanda, o Show Tecnológico tem apoio do Banco Cooperativo Sicredi, Banco do Brasil, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola (Coodetec) e Fundação Meridional. O evento também conta com parceria de 24 empresas, como Agroceres, Basf, Monsanto, Syngenta, Pioneer, entre outras. (Imprensa Batavo)

Conteúdos Relacionados