BANCO DO BRASIL: Fortalecer as cooperativas é um dos nossos objetivos, diz Meinerz

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
"O Banco do Brasil tem como um de seus objetivos estratégicos fortalecer o sistema cooperativista e associativista de todo o Brasil e, especificamente, do estado do Paraná", afirmou o novo superintendente estadual do Banco do Brasil no Paraná, Paulo Roberto Meinerz, nesta quinta-feira (09/07), em Curitiba, durante visita realizada ao presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski. "Eu vim aqui para conhecer um pouco mais o sistema no Estado do Paraná, a sua abrangência, a sua grandeza, verificar como ele funciona e levantar o que é mais importante para o sistema cooperativista do Estado. Nosso objetivo é identificar o que o Banco do Brasil, que já está participando fortemente nesse sistema, no financiamento agrícola e pecuário do estado, pode fazer mais pelas cooperativas. Pelas informações repassadas, pudemos perceber que o sistema cooperativo tem uma participação decisiva no PIB do Paraná e muito forte no PIB do agronegócio", acrescentou Meinerz.

Plano Safra - Em relação à safra 2009/10, iniciada no dia 1º de julho, o superintendente do BB afirmou que a expectativa é aplicar um montante maior de recursos em relação à safra anterior. "Na safra passada, encerrada dia 30 de junho, nós aplicamos aqui no estado R$ 5,5 bilhões. Foi sem sombra de dúvida o melhor dos anos em relação aos anteriores, a ênfase foi muito forte na aplicação. Isso servirá de base para o futuro. A nossa expectativa é aplicar neste momento ainda mais". De acordo com Meinerz isso deve ocorrer porque, diferentemente das safras passadas, este ano o banco já está preparado para operacionalizar o Plano Safra. "Nessa safra nós já estamos com as regras claras e definidas. As nossas agências já estão operando neste momento, diferente dos anos anteriores, onde nós aguardávamos muitas vezes orientações complementares a respeito da safra. Nesse ano, não. Todas as agências já estão operando. Nós estamos liberando crédito nesse momento. Então, a expectativa é muito grande nesse sentido", complementou.

Cooperativas - Meinerz também comentou sobre os recursos destinados ao setor cooperativista para esta safra. O governo federal anunciou R$ 4 bilhões que serão repassados por meio do Prodecoop e do recém-lançado Procap-Agro. "Eu acho que o volume de recursos colocados à disposição das cooperativas em financiamentos foi muito maior do que na safra passada. Isso é um sinal bem claro que nós vamos ter um apoio muito forte de todo o sistema financeiro, de todo negócio, de todo o governo federal, inclusive, para que a gente possa apoiar ainda mais efetivamente a atividade produtiva através das cooperativas", afirmou.

Carreira - Paulo Roberto Meinerz assumiu a superintendência estadual do BB no Paraná no final do mês de maio, substituindo Danilo Angst. Meinerz é gaúcho e atua há 26 anos no Banco do Brasil. Começou sua carreira em Giruá, município próximo ao município de Santa Rosa (RS). Já trabalhou como gerente em Pernambuco e no Rio de Janeiro, superintendente regional em São Paulo e superintendente estadual no Rio Grande do Norte, Ceará e Rio de Janeiro. Esta é a segunda vez que atua no Paraná. Entre os anos de 1996 e 1998, foi gerente do BB em São Miguel do Iguaçu e em Guarapuava. "Eu quis voltar ao Paraná. Já visitei as oito superintendências regionais, localizadas em cidades pólos do estado, como Cascavel, Londrina, Ponta Grossa, Pato Branco, Campo Mourão e Maringá, para saber um pouco mais sobre a economia de cada região. E o que mais me impressionou foi a pujança dessas localidades", afirmou. "No interior, o maior negócio é o rural e, apesar da crise, vi cidades fervilhando, com uma atividade econômica bastante ativa. A interiorização da economia, do PIB e da produção é muito forte. Isso me chamou a atenção pois é uma diferenciação da economia como um todo", completou.

Conteúdos Relacionados