BANCO DO BRASIL ANTECIPA CRÉDITO
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Estratégias de venda e investimentos - Para vender, 28,6 % das empresas fazem propaganda e 20,3% procuram atender as necessidades dos clientes. No entanto, entre as empresas que fazem propaganda, apenas 16,3% utilizam a televisão. Elas preferem a mala direta (31,7%) e o rádio (21,1%) e os jornais são utilizados por apenas 8,5 das empresas. Os empresários demonstram, ainda, muita preocupação em atender às exigências do mercado e, por isso, pretendem fazer novos investimentos: 38,3% em recursos humanos, 33,6 % em qualidade, 30,84% em produtividade, 29,9% em marketing e 28,9% no atendimento ao consumidor. A pesquisa também mostrou que as empresas preferem realizar os treinamentos de seus funcionários no próprio local de trabalho (59,8%); enquanto 53,2% promovem cursos internos. Dos treinamentos, 42% dos treinamentos são realizados através da estrutura do sistema ?S? (Senac, Sesc e Sebrae).
Encargos e ISO 9000 ? Respondendo à questão ?Quais as dificuldades de sua empresa para enfrentar a concorrência??, a grande maioria apontou a carga tributária elevada (71%), seguida de encargos sociais elevados (67%). Problemas na distribuição (25,2%), custo elevado (22,4%), mão-de-obra não qualificada (13%) são secundários em relação aos encargos. A certificação de qualidade é um problema que parece estar afetando a maioria das empresas, pois apenas 2,4% delas têm ISO 9000 e outras 4,4% estão implantando. A maioria, 52,4%, não tem nenhum certificado de qualidade, enquanto outras 41,8% adotaram sistemas de qualidade não oficiais.