BANCO DO BRASIL ANTECIPA CRÉDITO

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Ainda neste mês de janeiro o Banco do Brasil coloca à disposição dos produtores R$ 50 milhões para o plantio do milho safrinha e dos cereais de inverno, para atender produtores dos Estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Bahia. O pedido de antecipação da alocação desses recursos foi feita ao ministro da Agricultura, Pratini de Morais, pelos representantes dos produtores, para evitar a concentração da oferta de crédito e os problemas decorrentes de falta de recursos em algumas agências na época de procura pelos produtores.

Estratégias de venda e investimentos - Para vender, 28,6 % das empresas fazem propaganda e 20,3% procuram atender as necessidades dos clientes. No entanto, entre as empresas que fazem propaganda, apenas 16,3% utilizam a televisão. Elas preferem a mala direta (31,7%) e o rádio (21,1%) e os jornais são utilizados por apenas 8,5 das empresas. Os empresários demonstram, ainda, muita preocupação em atender às exigências do mercado e, por isso, pretendem fazer novos investimentos: 38,3% em recursos humanos, 33,6 % em qualidade, 30,84% em produtividade, 29,9% em marketing e 28,9% no atendimento ao consumidor. A pesquisa também mostrou que as empresas preferem realizar os treinamentos de seus funcionários no próprio local de trabalho (59,8%); enquanto 53,2% promovem cursos internos. Dos treinamentos, 42% dos treinamentos são realizados através da estrutura do sistema ?S? (Senac, Sesc e Sebrae).

Encargos e ISO 9000 ? Respondendo à questão ?Quais as dificuldades de sua empresa para enfrentar a concorrência??, a grande maioria apontou a carga tributária elevada (71%), seguida de encargos sociais elevados (67%). Problemas na distribuição (25,2%), custo elevado (22,4%), mão-de-obra não qualificada (13%) são secundários em relação aos encargos. A certificação de qualidade é um problema que parece estar afetando a maioria das empresas, pois apenas 2,4% delas têm ISO 9000 e outras 4,4% estão implantando. A maioria, 52,4%, não tem nenhum certificado de qualidade, enquanto outras 41,8% adotaram sistemas de qualidade não oficiais.

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