BANCO CENTRAL: Para o BC, indústria não enfrenta 'nenhum problema' no Paraná

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Mesmo com quebra na safra agrícola, o Paraná teve bom desempenho na economia neste começo de 2012, impulsionado pelo varejo e pela indústria, segundo o Boletim Regional divulgado nesta quarta-feira (23/05) pelo Banco Central. As vendas no comércio cresceram 6,9% no trimestre encerrado em fevereiro, na comparação com o período finalizado em novembro, enquanto o crescimento da indústria chegou a 3,5%.

 Indústria - "A indústria, pelo menos no Paraná, não tem nenhum problema", afirmou o diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton Araújo. Ele apresentou gráfico que mostra que a produção industrial crescia no passado de modo parecido no Brasil, no Sul e no Paraná, mas a curva do Estado deu um salto em 2007 e continuou acima. "A partir de então houve um deslocamento claro", disse. O diretor citou também a queda no desemprego na região metropolitana de Curitiba – de 4,5% em 2010 para 3,7% em 2011, enquanto a redução no Brasil foi de 6,7% para 6%.

Operações - O saldo das operações de crédito superiores a R$ 1 mil somaram R$ 128,7 bilhões no Estado em fevereiro, com alta de 4,6% no trimestre e de 23,1% no prazo de 12 meses. E a inflação (IPCA) está menor em Curitiba (4,57%) em 2012 que no restante do país (5,10%).

Cenário favorável - "O cenário é favorável para a economia paranaense", disse Araújo, citando projetos de investimentos no Paraná, especialmente nas áreas de papel e celulose, saneamento, transporte e na indústria de automóveis.(Valor Econômico)

Clique para ler o boletim, para ver os slides da apresentação e para acessar as informações complementares que estão disponíveis nas séries históricas de economia regional.

Conteúdos Relacionados