Área de pecuária da Coagel tem crescimento significativo em 2002

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
A área de pecuária da Coagel, que tem como responsável o médico veterinário João Aurélio Alves Maciel, teve um crescimento acentuado no ano de 2002. O crescimento, de 49% em relação ao ano passado, foi em decorrência do aumento do volume de vendas de insumos pecuários como medicamentos, vacinas, rações, sais minerais e sementes de forrageiras, e do aumento do volume de leite captado pela Coagel, em parceria com a Confepar de Londrina. “A maior aproximação dos pecuaristas de toda a região da Coagel fez com que tivéssemos esse crescimento significativo nas vendas desses insumos pecuários” diz João Aurélio. Com relação à captação de leite pela cooperativa, o gerente do departamento de Pecuária da Coagel, João Aurélio, comemora um crescimento maior que 100%, uma vez que no ano passado a cooperativa recebia uma média de 4.500 litros de leite ao dia e durante esse ano que termina, a média de recebimento saltou para 10.000 litros de leite captados ao dia. “Outro fato importante é que iremos terminar o ano com aproximadamente 70% de todo o leite captado já sendo resfriado nas próprias propriedades, uma vez que conseguimos viabilizar através de uma parceria com o Banco Rural, cerca de 25 resfriadores de expansão para os produtores da Coagel”, comenta João Aurélio.

Rações - A Coagel tem como projeto investir numa fábrica de rações, uma vez que está comercializando um volume grande de rações adquirido de terceiros, gerando assim uma demanda que já justifica a implantação de uma fábrica própria. “Realmente a partir do momento que a Coagel passar a produzir rações, além de ficarmos menos dependentes de fábricas de terceiros, poderemos agregar valor às matérias primas recebidas dos nossos associados, gerando uma maior receita para a cooperativa”, comentou o gerente do departamento.

Aviários - Além da fábrica de rações, a Coagel está oferecendo aos produtores, através de um convênio operacional com a Copacol de Cafelândia, a oportunidade para a implantação de 25 aviários em sua região de atuação. Esse projeto deverá ser fundamentado já nos primeiros meses do ano que vem, sendo que os estudos com relação aos orçamentos, custos de investimentos e linhas de crédito já estão em fase bastante adiantada. “Essa é mais uma opção que a Coagel vem oferecer aos seus associados, já que sabemos que a rentabilidade de um aviário é bastante satisfatória, além do que poderemos obter adubo orgânico para as lavouras a um custo muito reduzido e também aumentando muito a fertilidade de nossos solos”, comentou João Aurélio.

Conteúdos Relacionados