AGROSAFRA I: USDA revisa relatório e reduz safra de soja e milho
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Em meio a turbulência financeira, mais um fato mexeu com o mercado de commodities agrícolas esta semana. O Departamento de Agricultura dos Estados (Usda) divulgou esta semana um relatório inédito em que revisa para baixo a estimativa de safra de soja e milho norte-americana. "Essa situação é nova e rapidamente refletiu no mercado. Ontem, os preços futuros das commodities agrícolas apresentaram uma forte elevação Bolsa de Chicago (CBOT)", comenta o analista econômico e financeiro da Gerência Técnica e Econômica (Getec), da Ocepar, Robson Mafioletti.
Soja - De acordo com a nova estimativa de safra do Usda, os Estados Unidos devem produzir 79,9 milhões de toneladas de soja na safra 2008/09. O relatório anterior do Usda, de 10 de outubro, apontava uma produção de 81,1 milhões de toneladas de soja, o que significa que em apenas 20 dias, a estimativa de safra sofreu uma redução de 1,20 milhão de toneladas de soja.
Milho - Para o milho, a estimativa atual do Usda aponta para uma safra 305,6 milhões de toneladas, 4,30 milhões de toneladas a menos do que previa o relatório anterior, que apontava uma safra de 309,9 milhões de toneladas de milho.
Evolução da colheita - Até 26 de outubro, 76% da soja e 39% do milho norte-americano já tinham sido colhidos. Na safra anterior, nesta mesma época do ano, a colheita estava mais adiantada, tendo atingido 81% da soja e 57% do milho. O ritmo de colheita deste ano é reflexo do atraso no plantio da atual safra.