AGRONEGÓCIOS: Valor agregado abre porta para o mercado japonês

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Vender mais e agregar valor. É com esta estratégia que as empresas paranaenses querem aumentar as exportações para o Japão, país considerado mercado de difícil inserção e que ocupou a 14.ª colocação no ranking entre os principais  parceiros internacionais do Estado, em exportações no ano passado. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Paraná, em 2007, vendeu US$ 256 milhões ao Japão, avanço de 28,32% sobre o ano anterior. E importou US$ 156 milhões, uma elevação de 37,89% sobre 2006.  Entre os produtos exportados destacam-se frango congelado, álcool etílico, café solúvel, fios de seda, milho, injetores para motores e madeira.

Japão, mercado decisivo - A segunda maior economia do planeta é detentora de tecnologia avançada, com destaques na indústria de veículos e motores, equipamentos eletrônicos e de telecomunicações, máquinas-ferramentas e computadores, sistemas de produção, entre outros. Mas essa nação de 127 milhões de habitantes depende integralmente da importação de matérias-primas e do petróleo. Possui quase auto-suficiente em arroz, mas importa cerca de metade de cereais e demais alimentos.

Copagril - José Lima é responsável pelo departamento de comércio exterior da cooperativa Copagril, de Marechal Cândido Rondon, Com exportações de frango para o Japão desde 2005, a empresa espera aumentar as vendas no futuro. "O Japão é um mercado decisivo para nossa empresa. Fizemos uma análise de mercado e constatamos que o Japão e um país rentável como os países da Europa". (Boletim Informativo da Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul)

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