Agroleite debate o presente e o futuro da agropecuária

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Agroleite 2005 que acontece de 9 a 13 de agosto no Parque Dario Macedo, em Castro, reunirá mais de 90 criadores expositores, 800 animais das raças Holandesa, Jersey e Pardo-Suíça, acima de 150 empresas e 30 hectares de exposições variadas com uma previsão de público de 35 mil pessoas. O evento foi criado em 2001 pela Cooperativa Castrolanda com o intuito de apresentar a “Cadeia do leite, na terra do leite”. O Agroleite 2005 vai discutir o cenário atual e as perspectivas de futuro para o mercado do leite, da agricultura e da suinocultura durante três fóruns técnicos e uma mesa redonda. Na visão do coordenador do evento, Gerson Medeiros, este é um dos pontos que diferencia o Agroleite dos demais eventos do setor. “Temos as exposições de animais e os negócios, mas também colocamos em discussão qual a realidade do setor e principalmente, as tendências e alternativas de futuro, para daqui a cinco ou 10 anos”, explica.

Dia do Agricultor - O Dia do Agricultor, acontece no dia 10, das 9h às 12h. O tema deste ano é: “Transgenia – custo e benefício”. O tema será tratado na primeira palestra do Dr. Luiz Felipe Pereira, pesquisador da área de biotecnologia da Embrapa. Já para expor os aspectos práticos e econômicos da soja transgênica, o convidado é o Dr. Mário Antônio Bianchi, pesquisador da Fundação Centro de Experimentação e Pesquisa de Cruz Alta (Fundacep). No dia 11, acontece o Dia do Suinocultor, também das 9h às 12h, com palestras sobre o Cenário da Suinocultura e a importância da sanidade para a conquista e garantia de mercados, e as alternativas para o tratamento de efluentes, com enfoque no meio ambiente e a suinocultura.

Programação - Os fóruns acontecem nos dias 09, 10 e 11 de agosto. O Fórum “Perspectivas da Cadeia do Leite para o Paraná” acontece no primeiro dia, a partir das 9h, com palestra do Dr. Rodrigo Alvin, presidente da Comissão Nacional de Leite da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Na seqüência, a palestra “Estratégias competitivas para o setor leiteiro” com o Doutor em economia Fábio Ribas Chaddad. À tarde, o fórum continua com a palestra do diretor executivo do Agripoint e diretor da Láctea Brasil, Marcelo Carvalho, sobre a importância do marketing para o setor leiteiro. O evento termina com uma mesa redonda de discussões, com o tema “Discutindo os gargalos do setor agroindustrial do leite”. Participam desse debate representantes de produtores, do Sindileite, do Confepar, do Pool de Leite ABC e da Batávia. O Agroleite 2005 é uma organização da Cooperativa Castrolanda, em parceria com o Sistema FAEP/SENAR e suas comissões de leite, suínos e grãos, OCEPAR/SESCOOP, e Sindileite.

Conteúdos Relacionados