AGROBRASÍLIA: Ministro da Agricultura participa da abertura da feira

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, participou da abertura da Agrobrasília, Feira de Tecnologia Agrícola do Planalto Central. O evento foi inaugurado oficialmente nesta quinta-feira (10/04), pelo Governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, no PAD-DF, principal região produtora de grãos do Distrito Federal. Às 14 horas, no auditório do Centro de Tradições Gaúchas (CTG), o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues ministrou a palestra de abertura abordando possíveis cenários para o agronegócio brasileiro.

Expectativa de público - Nesta primeira edição da feira são esperadas mais de 20 mil pessoas, principalmente produtores rurais da região. Mais de 100 expositores trazem novidades para a Agrobrasília, entre elas novas variedades de sementes, maquinário e insumos agrícolas, além de equipamentos desenvolvidos para atender às necessidades de processamento e conservação de alimentos e inovações que agregam renda às pequenas, médias e grandes propriedades agrícolas.

Novidade - A grande novidade da Agrobrasília é a sua disponibilidade permanente para exposições e demonstrações de tecnologia agrícola. Os expositores poderão utilizar as instalações do Parque Tecnológico Ivaldo Cenci para realizar experimentos, dia de campo ou outras atividades relativas ao seu negócio durante todo o ano. O parque tem uma área de 25 hectares, com avenidas e toda a infra-estrutura de irrigação, energia elétrica e telefonia por meio de tecnologia wireless. A Agrobrasília nasceu da iniciativa da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (COOPA-DF), em parceria com a Emater-DF e Secretaria de Agricultura do Distrito Federal.)

Vitrine do agronegócio - O longo dos últimos trinta anos, o PAD-DF e a Cooperativa Agropecuária da Região, a COOPA-DF, transformaram o Cerrado em uma grande área fértil de mais de 500 mil hectares de lavouras de soja, milho, feijão, trigo e sorgo, com a utilização de alta tecnologia e muitos investimentos financeiro e humano. Criado na década de 70, o Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF) promoveu a ocupação planejada do solo rural do Distrito Federal e Entorno, por produtores rurais vindos dos estados do Rio Grande do Sul e Paraná especificamente.

Expansão - As vinte famílias pioneiras que se instalaram no PAD-DF há 30 anos, ainda vivem e cultivam a terra no Distrito Federal, expandindo sua atividade também para estados vizinhos, como Minas Gerais, Goiás e Bahia. Hoje o Distrito Federal é referência nacional pela excepcional produtividade nas lavouras de trigo, milho, soja e feijão. Os agricultores contaram, neste tempo, com o apoio de instituições de pesquisa e extensão rural importantes, como a Embrapa Cerrados e a Emater-DF. A Embrapa Cerrados promoveu o desenvolvimento tecnológico necessário para o domínio das condições de solo e clima do Centro-Oeste e, por meio da assistência técnica da Emater, os produtores tiveram acesso a toda a pesquisa disponível. Aliado a isso, a vontade de crescer e superar as limitações que a atividade agrícola impõe, fez dos agricultores e pecuaristas da região empreendedores de sucesso. O resultado de trinta anos de investimentos poderá ser visto nos três dias da Agrobrasília. (Imprensa Agrobrasília)

Conteúdos Relacionados