AGRO: Rally Cocamar visita o Centro de Equoterapia em Astorga (PR)

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

“Menina dos olhos” da Sociedade Rural de Astorga (PR), o Centro de Equoterapia e Escola de Equitação “Esperança Passo a Passo”, mantida em parceria com a Prefeitura, chama atenção pelo trabalho que oferece gratuitamente há sete anos e os resultados obtidos junto a 70 alunos ora em atendimento do município e região, a grande maioria crianças com algum tipo de deficiência. Passando recentemente pela cidade, a equipe do Rally Cocamar de Produtividade foi conhecer.

Eficácia - Prática reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), a equoterapia (terapia com cavalos) tem, comprovadamente, eficácia no desenvolvimento físico e intelectual de crianças e adultos.

Sessões - A cada dia, de segunda a sexta-feira, 15 deles participam de sessões com os animais, que duram 30 minutos, em um espaço da Sociedade Rural construído especialmente para essa finalidade.

Melhora - Em apenas três meses, Laura, de sete anos, está tendo uma melhora significativa, segundo afirma sua mãe, Joana Monique Souza. Portadora de epilepsia e diagnosticada com autismo, a menina sentiu muito a perda da bisavó e recomendaram que fosse encaminhada ao Centro. Conforme Joana, além de uma evolução na parte cognitiva, ela melhorou o equilíbrio e o controle motor. “Minha filha conta os dias para chegar a hora de vir ao Centro, ela fica muito feliz”, observa.

Ampliação - Marcel Casacchi, diretor da Sociedade Rural e responsável pelo Centro, conta que a estrutura existe há sete anos e possui uma equipe especializada em equoterapia, formada por fisioterapeuta, psicólogo e fonoaudiólogo. Diante da demanda e dos resultados alcançados, a Sociedade Rural planeja ampliar os serviços, informa Casacchi, tendo como objetivo a construção de mais duas alas: uma para comportar a Sala Sensorial, com foco na psicologia, e outra para hidroterapia.

Aumentar atendimentos - “Nosso sonho é que o projeto avance para um atendimento multidisciplinar, triplicando o número de crianças – 70 para cada qual. A construção depende, principalmente, do apoio financeiro de empresas que se interessem em ser parceiras no empreendimento.

Sorriso - “O cavalo é capaz de quebrar muitas barreiras nessa relação com as crianças e isso ajuda muito no desenvolvimento delas”, diz o diretor, acrescentando que o resultado nem sempre é o mesmo quando elas são tratadas em uma clínica fechada. “O sorriso de uma criança, sua evolução física e mental, é o que mais nos estimula”, pontua.

Agradável - “A gente une aqui, ao ambiente aberto, o estímulo proporcionado pelo animal”, reforça a fisioterapeuta e instrutora do Centro, Giulia Balatotti Cassani, salientando: na equoterapia são trabalhados todos os métodos terapêuticos de uma forma agradável, em que a criança se solta e, entre outros benefícios, adquire mais autoconfiança, coordenação motora e equilíbrio, o que melhora o seu relacionamento social e até mesmo no ambiente escolar. O tratamento demora de um a dois anos a partir das necessidades que os alunos apresentam em uma avaliação.

Região - O Centro de Equoterapia atende no município de Astorga alunos encaminhados pela Apae e Secretarias Municipais de Saúde e Educação, além das Apae de Sabáudia e Iguaraçu que, por sua vez, abrangem vários municípios.

Sobre o Rally - O Rally Cocamar da Produtividade conta com o patrocínio da Basf, Sicredi Dexis, Nissan Bonsai Motors, Fertilizantes Viridian, Cocamar Máquinas/John Deere, Texaco e Estratégia Ambiental, com o apoio do Cesb, Aprosoja/PR e Unicampo. (Assessoria de Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados