AGRO: Programa de capacitação em ILPF tem etapa em Dourados (MS)

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Profissionais de assistência técnica da Cocamar participaram na quarta e quinta-feira (dias 26 e 27/07) em Dourados (MS), de mais uma etapa do programa de capacitação sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), promovido pela cooperativa em parceria com o Sistema Faep/Senar, com apoio da Rede ILPF, Embrapa e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/PR).

Palestras - Liderado pelo gerente de ILPF da Cocamar, Emerson Nunes, o grupo foi recepcionado na Embrapa Agropecuária Oeste onde, no primeiro dia, assistiu palestras sobre vários temas.

Assuntos - Em pauta, a importância da qualidade de sementes forrageiras (com Marina Lima, da Sementes Soesp); espécies, semeaduras e cuidados iniciais e forrageiras em consórcio com soja, e forrageiras para sucessão/rotação com culturas (com Luis Zago Machado, da Embrapa Agropecuária Oeste); forrageiras em consórcio com milho (Gessi Ceccon, Embrapa Agropecuária Oeste); conservação de forragem (Marciana Retore, Embrapa Agropecuária Oeste); nutrição de plantas (Douglas de Castilho Gitti, Fundação MS) e Consórcios (Rodrigo Arroyo Garcia, Embrapa Agropecuária Oeste).

Pastagens - No segundo dia, os assuntos foram pastagens em áreas sombreadas (com Roberto Giollo de Almeida, da Embrapa Gado de Corte) e manejo de pastagens (Rodrigo Amorim, Embrapa Gado de Corte), finalizando a programação com uma visita à Fazenda Guassu, em Itaquiraí (MS).

Duração - Lançado em 30 de março deste ano, o programa vai ocorrer ao longo de 13 meses, até abril de 2024, totalizando 139 horas de formação com dias de campo, visitas técnicas e consultorias.

Projetos - De forma paralela, os técnicos da Cocamar e do IDR-Paraná e instrutores do Senar/PR vão desenvolver projetos em propriedades rurais de cooperados da Cocamar para implementação das técnicas de ILPF ao longo do programa. (Assessoria de Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados