AGRO: Desafios do agronegócio em 2024 são tema na abertura do Dia de Campo de Verão 2024

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Nessa quarta-feira (28/02), aconteceu a primeira parte da programação do Dia de Campo de Verão 2024, promovido pela Cooperativa Agrária e pela Fapa - Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária, em Entre Rios, Distrito de Guarapuava, na região Centro-Sul do Paraná. Cerca de mil pessoas entre cooperados, produtores rurais da região, profissionais que atuam no agronegócio e estudantes compareceram ao evento.

Relevância - Durante a abertura do Dia de Campo, o Diretor Presidente da Agrária, Adam Stemmer, destacou a relevância da pesquisa para a atividade agrícola e industrial, especialmente em períodos como o de hoje, em que o valor de comercialização das commodities não acompanha os altos custos de produção. “A pesquisa é o motor da engrenagem que move a agroindústria, e é cada vez mais importante aplicá-la no campo, para que possamos ter uma produção melhor, com produtividade e custos baixos”, afirmou.

Exigência - Presidente do Conselho Curador da Fapa, o cooperado Bruno Reinhofer lembrou que além dos anseios do produtor rural quanto à qualidade e produtividade, o mercado de grãos em geral também tem pedido mais de seus fornecedores. “Temos um alto nível de exigência em nossas propriedades e por parte dos clientes. A Fapa sabe de seu papel nesse contexto e trabalha para que possamos ser mais eficientes”.

Desenvolvido - Já o Diretor Técnico na Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Benno Doetzer, falou sobre o desenvolvimento do agronegócio nos últimos anos, do seu papel na geração de empregos e dos obstáculos para o produtor rural nesta safra. “Apesar de produzirmos cada vez mais, a margem vem diminuindo, pois temos desafios que fogem da nossa alçada, como o cenário internacional e o clima. Porém, sabemos que os problemas só podem ser resolvidos com a melhoria de processos e com a tecnologia”, disse.

Programação - Durante a manhã, o público pode visitar os estandes das 54 empresas que participam do Dia de Campo de Verão 2024 e acompanhar a primeira rodada de palestras simultâneas com os pesquisadores da Fapa. A programação da tarde começou com a palestra Perspectivas do Agro para 2024, apresentada pelo engenheiro agrônomo e CEO da consultoria Doutor Agro, Marcos Fava Neves. Ele abordou diversas questões relacionadas à atividade agrícola, dando ênfase à posição do Brasil como fornecedor de alimentos para o restante do mundo. “Já tivemos um cenário melhor, mas a população mundial vem crescendo e as regiões onde isso mais acontece não têm condições de produzir alimentos para todos. O Brasil tem tudo para se tornar a maior fazenda do planeta”, frisou.

Patrocínio - O Dia de Campo de Verão 2024 conta com o patrocínio diamante da Bayer. São patrocinadores ouro Adama, Basf, Biotrop, Coonagro, DJI Agriculture, FMC, Nortox e Pioneer. O patrocínio prata é feito pela Cresol, Ihara, Inquima, Sindicato Rural de Guarapuava, Sistema Faep, Spraytec e Sumitomo Chemical. São patrocinadores bronze Ballagro, CropChem, Stoller e Ubyagro. (Assessoria de Imprensa Agrária)

Conteúdos Relacionados