AGRICULTURA: Richa autoriza contratação de 380 equipamentos para patrulhas rurais

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O governador Beto Richa homologou na quarta-feira (04/07) a licitação para a contratação das primeiras máquinas e veículos que formarão as novas patrulhas que serão usadas para a modernização, readequação e manutenção de estradas rurais. A licitação, no valor de R$ 67 milhões, vai disponibilizar cerca de 380 equipamentos para uso em todos os municípios paranaenses.

Implementação - O programa de utilização do maquinário será implementado pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento e gerenciado pela Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Logística, prefeituras - por meio de consórcios intermunicipais - e entidades que formam o sistema de agricultura do Estado.

Operação - Segundo Richa a determinação é para que todas as máquinas entrem em operação neste ano. “É mais um compromisso assumido que estamos cumprindo. Com isso o governo assegura melhores condições para o desenvolvimento do agronegócio e de comunidades rurais formadas por pequenos produtores”, disse o governador.

Proposta - O secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, explica que a proposta do Estado para recuperar as estradas rurais não vai repetir experiências anteriores, nas quais eram executados reparos emergenciais sem um cuidado permanente com a preservação da trafegabilidade. “Assumimos o desafio de conservar as estradas rurais e manter seu bom uso para o tráfego, permitindo o escoamento da produção, acesso às escolas e postos de saúde e o desenvolvimento dos municípios”, afirmou Ortigara.

Sistema de gestão - O programa propõe um sistema de gestão das estradas que leva em conta os processos de readequação, execução das obras e manutenção das vias. Para a realização das obras, será feito um mapeamento das estradas rurais do Estado e a elaboração dos projetos de engenharia das adequações. “Governo e municípios serão responsáveis pela modernização destas vias”, disse Ortigara.

Preservação - Além de permitir o tráfego permanente, o programa servirá como instrumento de preservação dos recursos naturais, reduzindo os custos de manutenção e aumentando sua vida útil das estradas. Além disso, o governo estadual vai elaborar o plano de gestão para os municípios e dará apoio na formação e gestão de consórcios intermunicipais.

Equipamentos – O Governo do Estado vai levar as patrulhas de mecanização para todos os municípios paranaenses e fará a capacitação de agentes em manejo de estradas rurais (operadores de máquinas, motoristas e técnicos em elaboração de projetos). Cada patrulha será composta pelos seguintes equipamentos: escavadeira, trator de esteira, rolo compactador, motoniveladora, pá carregadeira, caminhão comboio com operador, carreta para transporte de maquinário e um veículo, além de cinco caminhões basculantes. (AEN)

Conteúdos Relacionados