Agricultura Familiar e Cooperativas de Crédito: Secretário quer facilitar acesso ao crédito
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Cooperativas de crédito – O estímulo ao crescimento das cooperativas de crédito será uma das propostas de Bianchini para facilitar o acesso ao crédito, principalmente ao agricultor mais pobre. Disse, que os sistemas Sicredi, Bansicredi e de crédito solidário serão fundamentais. “Existem um processo de simplificar o acesso ao crédito e também todo um esforço para facilitar o incremento das cooperativas de crédito”, disse o secretário.
Crédito qualificado - A segunda questão defendida por Valter Bianchini, é a qualificação desse crédito. “A nossa crítica é que o Pronaf caiu numa proposta muito tradicional de agricultura. Ele não qualifica a produção”, argumentou. A intenção é dar um reforço na área de assistência técnica. “Vamos dar uma importância muito grande na coordenação dos trabalhos de assistência, profissionalização no campo e integração maior com a pesquisa e educação rural”. Aliado a isso, vem o terceiro desafio, que o de agregar valor à produção.
Evento – Ao lado do secretário de Estado da Agricultura, Orlado Pessuti, o secretário nacional de Agricultura Familiar, Valter Bianchini, que foi empossado nesta quinta-feira, participou em Colombo de um encontro promovido pela Seab e prefeitura do município para debater o tema. Foram discutidas propostas de incremento e valorização da agricultura familiar.