AGRÁRIA: Evento apresenta cursos para Qualidade Total nas propriedades

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Agrária promoveu, na noite do dia 09/05, em seu mini-auditório, o evento "Gestão Profissional na Propriedade Rural" - um encontro para apresentar, aos seus cooperados, cursos que abordam desde a capacitação técnica de operadores de máquinas agrícolas até conceitos de gestão para que o produtor rural torne sua propriedade mais organizada, rentável e sintonizada com as exigências do mercado. Ao lado de Diretores, gerentes, coordenadores, agrônomos, profissionais do Departamento de Recursos Humanos (RH) e do escritório da Qualidade Total da Cooperativa, cerca de 35 cooperados estiveram presentes. Durante aproximadamente uma hora, o coordenador de RH, Mauro Vanz, apresentou os cursos e explicou como participar. Ele também anunciou que a Agrária já abriu inscrições para o segundo curso de MBA em Gestão Estratégica, estruturado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Instituto Superior de Administração e Economia.

Exigências - Mauro Vanz comentou ainda a importância do produtor estar atento ao surgimento de novas exigências legais, técnicas e comerciais da produção agrícola, como as leis trabalhistas e ambientais, a capacitação de funcionários e a rastreabilidade no setor de grãos. O coordenar incentivou os cooperados a utilizar mais a estrutura e a experiência da Agrária na implantação de programas de Qualidade Total, ressaltando que além da Assistência Técnica e do Atendimento ao Cooperado, também os setores de Recursos Humanos e Qualidade Total podem contribuir para propriedades rurais mais eficientes. Conforme enfatizou, a sobrevivência do agronegócio dependerá da elevação dos padrões de qualidade. Ele exemplificou relebrando que o moinho de trigo da Cooperativa só vem conseguindo comercializar junto a clientes importantes do mercado por haver decidido implantar elevados patamares de qualidade.

Donos do negócio - Ao final do encontro, o diretor financeiro, Arnaldo Stock, alertou que o mercado tenderá a excluir o produtor que deixar de adotar a filosofia da Qualidade Total. "Temos a idéia de que somos donos do negócio, de que trabalhamos para nós mesmos, mas trabalhamos para o mercado", afirmou. Uma das responsáveis pelas inscrições dos cooperados nos cursos, a analista de RH, Altiva Sales, fez um balanço positivo do encontro. "Ficamos muito satisfeitos com a presença dos cooperados. Percebemos que eles estão interessados na busca de certificações e também na capacitação de sua equipe na propriedade. Estamos positivamente surpresos com o resultado do evento", comentou.

Dolho - Produtor rural da localidade de Dois Pinheiros (Pinhão) e já tendo participado do programa Dolho, que aborda conceitos da Qualidade Total, Walter Milla considerou o evento importante: "Precisamos trabalhar em cima do desenvolvimento de tecnologia e aplicar as novas técnicas que o mercado hoje exige", declarou. Milla disse considerar que o desenvolvimento da propriedade é conseqüência do próprio agricultor se informar e ir atrás de novos cursos. "Já fiz o Dolho e pretendo fazer o programa de Qualidade Total (QT Rural) entre outros cursos", relatou. Para ele, o Dolho já trouxe resultados: "A propriedade está muito mais organizada e posso ver que, com os novos programas, temos grandes chances de chegar à Qualidade Total". Na Agrária, o RH já começou a tabular as inscrições efetuadas durante o evento, para verificar se já existem interessados em número suficiente para a formação das primeiras turmas em cada um dos cursos. A Cooperativa buscará manter as datas já anunciadas. Mais informação no RH da Agrária, com Altiva Salles: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 3625 8407. (Imprensa Agrária)

Conteúdos Relacionados