AGENDA: Animais de raça na Expointer

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Expointer 2008, que começou sábado e vai até dia 7, mostra tudo sobre máquinas agrícolas, mas não é só isso. O Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), a 25 quilômetros de Porto Alegre, tem exposições com participação de 160 raças de animais, entre bovinos, caprinos e eqüinos. Cavalos crioulos e lusitanos, por exemplo, são uma atração à parte, com criação cada vez maior em todo o país. Haverá inclusive competições, que devem apontar os melhores cavalos do Brasil nessas raças. Antes mesmo do início da Expointer, 2,8 mil animais das mais diversas espécies e raças já tinham chegado ao parque de exposições. Informações: www.expointer.rs.gov.br

 

Evento sobre cultivo de eucalipto no próximo dia 19,  em Maringá

Com apoio da Cocamar, a Emater/PR promove no dia 19 de setembro a partir da 8 horas em Maringá, o Encontro de Produtores de Eucalipto da Região Noroeste do Estado. O evento, na Associação Cocamar, deve contar com a participação de 200 produtores e técnicos. Para o engenheiro agrônomo da Emater e organizador do evento, Joaquim Girardi, a cultura desponta como interessante alternativa para a diversificação da propriedade rural. "Estudos da Universidade Federal do Paraná revelam que entre 2012 e 2016 começará a faltar lenha no Brasil".  Girardi classifica o cultivo de eucalipto como uma "aposentadoria", uma vez que essa árvore é de ciclo longo, com produção e retorno garantido. Segundo ele, na área de ação da Secretária da Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), regional Maringá, que engloba 29 municípios, a área plantada tem aumentado ano a ano. Atualmente, há 3 mil hectares cultivados. A rentabilidade média da cultura varia de R$ 1,7 mil por hectare/ano, quando a produção é vendida como lenha e R$ 4 mil por hectare/ano, quando esperado um tempo maior, cerca de 10 anos, comercializando as árvores como madeira. O custo (plantio, condução, colheita e transporte) é avaliado em 35% do valor bruto. "Recomendamos que o produtor destine entre 5% e 10% da propriedade para a cultura do eucalipto, integrando um programa de diversificação", finaliza Girardi. (Imprensa Cocamar)

 

Paraná será sede de conferência de ambiental portuária

A escolha do Paraná como sede da 2ª Conferência Hemisférica de Proteção Ambiental Portuária foi ratificada na terça-feira (26.08), em Foz do Iguaçu, pelo presidente da Comissão Interamericana de Portos (CIP), Carlos Gallegos. Além de Gallegos, outros cinco membros estrangeiros da Organização dos Estados Americanos (OEA) estão conhecendo a infra-estrutura da cidade e definindo a pauta da Conferência, que será realizada em junho do ano que vem. Na tarde de terça-feira (26), acompanhados do secretário especial para Assuntos Portuários, Eduardo Requião, a comitiva foi recepcionada na Itaipu pelo presidente Jorge Samek, que comunicou o interesse da hidrelétrica em participar da Conferência Hemisférica. "Temos inúmeras ações na área do meio ambiente e o sucesso de grande parte delas está na parceria com o Governo Estadual", salientou.

Temas - Antes da visita à Itaipu, o grupo passou o dia reunido num hotel para decidir os assuntos que serão abordados no evento do próximo ano. As temáticas levantadas passarão por uma avaliação dos demais membros da CIP em novo encontro, em dezembro, na Argentina.  Durante a reunião preparatória para a Conferência, Gallegos reafirmou a posição de destaque do Porto de Paranaguá no cenário nacional e latino americano pelas medidas adotadas na área ambiental, o que estimulou a escolha da CIP. "O meio ambiente é um tema muito importante porque é estratégico para o desenvolvimento dos portos. Por isso estamos aqui para reconhecer o Porto de Paranaguá como modelo que pode ser seguido por portos nacionais e estrangeiros. Agradecemos ao Governo do Estado e ao Porto por receber esse evento", disse Gallegos.

Gestão ambiental - Na segunda edição da Conferência Hemisférica, em junho de 2009, o Porto de Paranaguá apresentará seu modelo de gestão ambiental, baseado na prevenção e responsabilidade social. O Clube de Serviços em Meio Ambiente atenderá não apenas a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), mas todas as empresas portuárias instaladas em Paranaguá. A CIP é um órgão da Organização dos Estados Americanos (OEA) e tem a finalidade de servir como fórum de discussões dos 34 países-membros sobre assuntos ligados ao desenvolvimento, cooperação e fortalecimento do setor portuário. No encontro internacional, serão apresentadas as melhores práticas ambientais desenvolvidas pelos países-membros e que poderão servir de exemplo para outras nações. A 1ª Conferência Hemisférica de Proteção Ambiental Portuária foi realizada em 2007, no Panamá.

 

Embrapa Soja promove curso em setembro

A Embrapa Soja promove, entre os dias 22 e 26 de setembro, na sede da Unidade, em Londrina, PR, a segunda edição do Curso Básico sobre a Cultura da Soja. O evento, direcionado aos produtores, técnicos agrícolas e profissionais vinculados à cultura da oleaginosa, pretende repassar informações sobre as novas tecnologias para a produção da soja, a fim de garantir competitividade e rentabilidade ao produtor. Além de novidades, o curso apresenta informações básicas sobre os diversos segmentos técnicos envolvidos no cultivo da soja: práticas culturais, fertilidade e nutrição de plantas, interação lavoura-pecuária, estratégias de manejo do solo, de plantas daninhas, de pragas e de doenças, métodos de melhoramento genético clássico e em associação  com ferramentas moleculares para o desenvolvimento de cultivares e identificação de genes, ferramentas biotecnológicas empregadas para obtenção de transgênicos, tecnologias para aplicação de pesticidas, tecnologias para produção de sementes, aspectos de ecofisiologia e zoneamento agroecológico.  Serão oferecidas apenas 80 vagas para participação no evento. Os interessados podem acessar o site (www.cnpso.embrapa.br/cursodesoja), onde estão disponíveis os detalhes da programação e inscrição, ou ligarem para a F&B Eventos e Comunicação, empresa organizadora do curso, no telefone (43) 3025-5223. As vagas são preenchidas por ordem de inscrição. (Imprensa Embrapa Soja)  

Conteúdos Relacionados