AEARPR CURITIBA: Em novembro, Curitiba será a capital do agronegócio

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Maior produtor de grãos do país, o Paraná tem no agronegócio o motor de sua economia. De olho na recuperação do setor, profissionais buscam apresentar alternativas para a retomada do crescimento durante a 2ª AnB - Agronegócio Brasil, exposição técnica que acontece em Curitiba de 4 a 6 de novembro, com foco na geração de negócios, no desenvolvimento tecnológico do agronegócio e na integração do público urbano com o produtor rural do Paraná. O evento é uma promoção da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (AEAPR-Curitiba).  Simultaneamente e feira serão realizados eventos técnicos e científicos visando a capacitação e aperfeiçoamento de profissionais deste setor.

Expectativa de público - A expectativa dos organizadores é de atrair mais de 10 mil visitantes, nos três dias de exposição, que acontece no Expo Unimed Curitiba. O público será constituído por profissionais que atuam em diversas áreas da engenharia, agronomia, biologia, administração pública e privada, técnicos de nível superior e médio, empresários, agricultores, cooperativistas, autoridades, professores, estudantes e todos aqueles que atuam no agronegócio em geral. Para o engenheiro agrônomo Luiz Luchessi, presidente da AEAPR-Curitiba, debater questões como a segurança alimentar, por exemplo, é de fundamental importância para a sociedade. "Embora os agricultores sejam os principais atores no meio rural, por trás deles estão os profissionais das ciências agrárias, com todo um planejamento que vai permitir que a água seja bem usada, que o solo seja bem preservado, de forma que os alimentos cheguem à mesa do consumidor em quantidade e qualidade minimamente desejadas", destaca.

Simpósio - Na programação da 2ª AnB, o departamento de Fitotecnia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em parceria com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) realiza, nos dias 5 e 6, o I Simpósio de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários em Microbacias Hidrográficas. O objetivo do evento é oportunizar a troca de experiências entre pesquisadores provenientes de diversas regiões do Brasil, para melhor entendimento da relação solo-planta-animal nos sistemas de produção integrados.

Seminário - No dia 6, a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) promovem o II Seminário Estadual de Agricultura e Meio Ambiente: Políticas Públicas para um Paraná Melhor, evento que tem como público principal engenheiros agrônomos, gestores públicos e secretários municipais de agricultura de todo estado. No dia 4, a AEAPR-Curitiba realiza o II Simpósio Nacional sobre Agronegócio e Segurança Alimentar, evento que tem como objetivo discutir e debater temas como: biotecnologia agrícola, bioenergia, agricultura em áreas de mananciais e bacias hidrográficas, energias renováveis, manejo integrado de pragas, além de divulgar cases, informações e experiências em prol do desenvolvimento da agronomia.

Apoio - A realização da 2ª Agronegócio Brasil tem o apoio institucional da Federação da Agricultura do Paraná (FAEP), Federação Estadual da Agricultura (FEAP), Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento - MAPA, Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná - SEAB, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná - SEMA, Itaipu Binacional, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Paraná (CREA), Caixa de Assistência aos Profissionais do Crea (MUTUA), Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários da Região Metropolitana de Curitiba (ASSIPAR), Associação Nacional de Defesa Vegetal - ANDEF e da Companhia Paranaense de Energia - Copel.

Entrada e inscrições - Para visitação da exposição técnica e no Seminário Estadual de Agricultura e Meio Ambiente a entrada é gratuita. Para participar do Seminário de Segurança Alimentar e do Seminário sobre Sistema de Produção Integrada em Microbacias Hidrográficas (PISA), os interessados devem se inscrever junto à organização do evento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3203-1189 ou no site www.montebelloeventos.com.br. (Assessoria de Imprensa)

Conteúdos Relacionados