100 ANOS DE COOPERATIVISMO DE CRÉDITO
- Artigos em destaque na home: Nenhum
AS CAIXAS RURAIS E A REFORMA BANCÁRIA
No ano que se comemora os 100 anos do cooperativismo de crédito rural no Brasil vale a pena conhecer um pouco da história do ramo, que começou em 1902, na Linha Imperial, em Nova Petrópolis, com a cooperativa fundada pelo padre Theodor Amstadt. O caderno ?Ensino de Cooperativismo à Distância?, de autoria de Mario Kruel Guimarães e Adilson Tadeu de Araújo, editado pela Confederação Brasileira de Cooperativas de Crédito (Confebrás), traz um resumo da história do cooperativismo de crédito no Brasil e no mundo. Segundo o caderno, também a segunda cooperativa de crédito constituída no Brasil, em 1908, no Rio de Janeiro, era do tipo Raiffeisen, cujo fundador foi Plácido de Melo. A primeira característica das cooperativas tipo Raiffeisen é ?a ampla solidariedade dos associados, todos se responsabilizando por cada um, com o valor total de seus bens(responsabilidade solidária)?, que é seguido hoje pelo sistema Sicredi.
A primeira central de crédito - As caixas rurais tipo Raifeissen do Rio Grande do Sul, que surgiram em seguida à de Nova Petrópolis, em 1925 fundaram a primeira cooperativa central de crédito, com sede em Porto Alegre. Na década de 50 havia 63 dessas cooperativas em funcionamento. ?Na região Sul as caixas Raiffeisen se instalaram em diversos municípios e foram o sustentáculo financeiro da produção rural e da vida econômica durante mais de meio século, até meados da década de 60?, afirmam os autores do caderno. O regime militar, no entanto, considerou essas cooperativas organizações de crédito rural e, por isso, permitia que operassem apenas com agricultores. Essa visão distorcida, que considerava a central das caixas um ?organismo defeituoso e distorcido?, e que operava ?fora de sua faixa legal?, levou ao fechamento da central, desestruturando as cooperativas filiadas.
A reforma bancária e as restrições - A desestruturação das cooperativas de crédito no Brasil é conseqüência da reforma da Lei Bancária (4595/64) e institucionalização do crédito rural (Lei 4829/65). As restrições impostas ao cooperativismo de crédito fizeram desaparecer mais de 50 cooperativas de crédito no Rio Grande do Sul entre 1970 a 1980, quando o sistema passou a se reorganizar. Em 27 de outubro surge e é constituída, pelas 9 cooperativas de crédito remanescente, em Porto Alegre, a Cocecrer-RS. Em 1981, no Paraná, surgem as primeiras cooperativas de crédito. No ano seguinte, por iniciativa da Ocepar, são aprovadas as diretrizes para constituição e funcionamento das cooperativas de crédito.