Vem aí a Semana de Competitividade 2025
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Pela primeira vez, uma edição especial da Semana de Competitividade será inteiramente dedicada aos profissionais de comunicação do cooperativismo brasileiro. De 9 a 11 de junho, Brasília será palco do maior encontro já realizado para esse público dentro do evento. Promovido pelo Sistema OCB, o encontro promete ser uma verdadeira imersão nas tendências que estão moldando o futuro da comunicação, do marketing e do branding no universo cooperativista.
Durante três dias, os participantes terão acesso a uma programação intensa e diversificada, que une teoria e prática para transformar a forma como as cooperativas se comunicam com seus públicos. O evento é voltado para profissionais da comunicação e marketing de cooperativas que buscam inovação, inspiração e resultados mais eficazes em suas estratégias. A abertura, no dia 9 de junho, contará com momentos inspiradores, reunindo lideranças do cooperativismo e especialistas em comunicação.
A expectativa para o evento é alta. Para Samara Araujo, gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB, a Semana de Competitividade 2025 será um marco para o cooperativismo. “Vamos reunir mais de 700 comunicadores cooperativistas de todo o Brasil. Será uma oportunidade única de aprender, trocar experiências, debater as melhores estratégias para promover a imagem do cooperativismo e, principalmente, despertar o orgulho de fazer parte de um movimento tão incrível como o coop”, afirmou.
A programação inclui palestras, painéis e labs, com atividades práticas conduzidas por profissionais reconhecidos nacionalmente, que trarão cases e experiências aplicadas ao contexto cooperativista. Entre os temas em destaque estão o papel da comunicação na geração de valor; a construção de marcas fortes e conectadas; a personalização de mensagens para públicos estratégicos; e o uso de ferramentas digitais para aumentar o impacto das ações.
As atividades também serão organizadas em trilhas temáticas que vão explorar desde recursos técnicos, como inteligência artificial e análise de dados, até estratégias de posicionamento de marca, reputação institucional, relacionamento com o cooperado e engajamento nas redes. Os temas das trilhas são:
-
Planejamento e Dados
-
Branding
-
Comunicação Institucional
-
Marketing
Segundo Guilherme Souza Costa, gerente do Núcleo de Inteligência e Inovação do Sistema OCB, o evento vai além da troca de conhecimentos técnicos. “Mais do que divulgar produtos e serviços, a comunicação nas cooperativas precisa traduzir propósito, gerar valor e fortalecer vínculos com a comunidade. Trabalhar branding, marketing, comunicação institucional, planejamento e dados de forma integrada é essencial para posicionar as cooperativas no presente e prepará-las para o futuro. A Semana de Competitividade é um espaço para inspirar novas práticas e impulsionar a comunicação cooperativista com estratégia e relevância.”
O evento será encerrado no dia 11 com reflexões sobre o futuro da comunicação no cooperativismo, debates sobre a construção de reputação positiva e estratégias para fortalecer a presença das cooperativas no cenário nacional.
Confira a programação completa aqui. (Sistema OCB)