UNIMED PONTA GROSSA II: Associação dos colaboradores arrecada meia tonelada de alimentos
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Na semana passada, a Associação dos Funcionários da Unimed Ponta Grossa (AFUPG) realizou uma campanha intitulada Associado é sucesso, que entregou a todos os associados um cartão-presente no valor de R$ 100,00.
Importância - O objetivo da ação foi, de alguma forma, beneficiar e reconhecer a importância dos associados, uma vez que as comemorações e ações presenciais não estão sendo realizadas devido à pandemia.
Quadro - Atualmente, a AFUPG conta com cerca de 480 associados, o que representa cerca de 55% do total de colaboradores da cooperativa. A partir desse número expressivo, e do habitual envolvimento dos associados nas ações e eventos promovidos pela AFUPG, a diretoria da Associação aproveitou a oportunidade para uma promover também uma ação solidária.
Doação - Ao retirar o cartão-presente, o colaborador associado poderia, voluntariamente, doar 1Kg de alimento não-perecível e, em troca, receberia um brinde.
Estímulo - “Durante o desenho da campanha, o grupo de diretores da Associação sentiu a necessidade de estimular nos associados alguma forma de contribuição com a sociedade, principalmente iniciativas de solidariedade. Por isso, em consenso, vislumbramos que a doação de alimentos atingiria o objetivo de difundir os princípios da ação solidária”, explica Bruno Iurko, presidente da AFUPG.
Meia tonelada de alimentos - A ação durou cinco dias e, ao todo, arrecadou mais de meia tonelada de alimentos, entre eles arroz, feijão, óleo, leite, macarrão, açúcar, fubá, quirera e outros itens de necessidade básica.
Engajamento - Para Ionara Franco, colaboradora associada, ações como essa estimulam o engajamento. “São um grande incentivo, despertando o senso de pertencimento. Refletem os princípios do cuidado com o associado alinhando o envolvimento de todos em um ato solidário de grande valia neste momento em que vivemos”.
Entrega dos cartões - A entrega dos cartões aconteceu em uma semana e os associados que não fizessem a retirada no período estipulado, teriam o valor do cartão revertido em compras de alimentos para somar à campanha.
Empurrão - Um colaborador associado, que preferiu não se identificar, comenta que a ação deu um empurrãozinho na vontade que ele já tinha de ajudar o próximo e optou por abrir mão do cartão-presente.
Vontade - “Sempre quero ajudar, mas não sei muito bem por onde começar. Quando discutimos algo sobre igualdade, esquecemos de pensar que as necessidades das pessoas não são iguais. R$ 100,00 é um bom dinheiro mesmo para quem tenha boas condições para viver, mas imagina R$ 100,00 para quem não tem essas mesmas condições e qual a diferença isso pode fazer na vida das pessoas? Não curto ver um mundo onde uma grande parte da população apenas sobrevive, lutando diariamente para tentar suprir as necessidades básicas e falharem, enquanto tem pessoas gastando milhões para impressionar outras que não estão nem aí com elas”, comenta.
Além - A corrente de solidariedade promovida pela ação deu tão certo que foi além das fronteiros da Associação. Outra colaboradora, que também preferiu manter o anonimato, não é associada, mas fez questão de contribuir com a doação.
Alívio - “Vi que muitas pessoas perderam os empregos na pandemia. Sou grata por neste período difícil estar trabalhando, e vi nesta campanha uma forma de ajudá-los. Vivemos um momento difícil economicamente e fechar os olhos para a fome do outro é cruel. Sempre acreditei na cooperação, na solidariedade. Essas campanhas não mudam o cenário atual, mas aliviam o momento difícil destas famílias que receberão os alimentos”, pontua.
Positivas e surpreendentes - Segundo o presidente da AFUPG, a participações na ação foram positivas e surpreendentes, não somente pela quantidade de alimentos arrecadados, mas também pelo expressivo envolvimento. “Tivemos muitos colaboradores doando mais de 1kg de alimento, outros doando o valor integral do cartão para que fosse revertido em doações. A Associação só tem motivos para agradecer a todos, pois as iniciativas de solidariedade nos fazem sentir mais potentes no plano coletivo, ampliam nossa resistência e nos mostram que somos iguais e estamos juntos”, finaliza.
Destinação - Os alimentos serão destinados para a campanha SOS – Combate à Fome, promovida pela Associação de Ministros Evangélicos (AME) em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e da qual a cooperativa é parceira. (Imprensa Unimed Ponta Grossa)