Sistema Ocepar recebe representantes da Sicredi Parque das Araucárias
- Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 3
Na manhã desta quinta-feira (31/10), estiveram na sede do Sistema Ocepar coordenadores de núcleo e funcionários da Sicredi Parque das Araucárias, que fica em Pato Branco, no sudoeste do Paraná. Foram 31 integrantes, vindos de diferentes municípios do Paraná, de São Paulo e de Santa Catarina.
Em apresentação realizada no auditório, foram demonstradas as ações realizadas pelo Sistema Ocepar em defesa e pelo crescimento do cooperativismo. O presidente José Roberto Ricken destacou a relevância do setor. “O cooperativismo é o que tem de melhor para gerar oportunidade e fazer as pessoas crescerem. Nossa missão é, através da cooperação, transformar realidades. O que seria do Paraná se não houvesse cooperativas? O que seria do sistema de crédito sem as cooperativas? Não seria possível fazer um plano safra sem as cooperativas hoje no Brasil, por exemplo. No Paraná, metade do crédito aos produtores vem das cooperativas de crédito”, observou.
Representatividade política
O presidente do Sicredi Parque das Araucárias e diretor da Ocepar, Clemente Renosto, reforçou a relevância da organização do cooperativismo. “Vocês estão hoje no principal centro de decisão do Sistema Cooperativo do Paraná. Diria até que do Brasil, pois a Ocepar é referência por seu modelo de trabalho, pela representatividade política, por defender de forma muito eficiente o cooperativismo no país.”
O gerente de desenvolvimento técnico da Ocepar, Flavio Turra, realizou uma apresentação sobre a atuação das cooperativas no estado e sobre o impacto econômico que elas representam. “Estamos aqui porque há espaço para evoluirmos. Tenho muito orgulho do cooperativismo. Respondemos por 70% da produção de soja no estado, 62% da produção de milho, 55% da de trigo, 35% da de leite, 56% de suínos, 44% de frango e 30% de peixe. São números muito expressivos que demonstram nossa relevância”, completou.
A Coordenadora de Economia e Mercado da Ocepar, Carolina Bianca Teodoro, destacou a importância do trabalho de representação política. “Nosso programa de Educação Política foi organizado em 2018, com objetivo de buscar nossa representação. Naquele ano, conseguimos reunir um grupo de 1 milhão de pessoas. Em 2022, dobramos o número, chegando a 2 milhões de integrantes em no grupo. Hoje temos a maior Frente Parlamentar do país, a Frencoop (Frente Parlamentar do Cooperativismo).” A Frencoop é formada por 325 parlamentares, 285 deputados federais e 40 senadores.
A comitiva de integrantes da Sicredi Parque das Araucárias seguiu para a Central Sicredi. Nesta sexta-feira (01/11), eles irão visitar as cooperativas Castrolanda e Frísia. (Comunicação Sistema Ocepar. Fotos: Samuel Milléo Filho).