Sistema Ocepar recebe lideranças femininas da Copacol

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Lideranças femininas da cooperativa Copacol visitaram o Sistema Ocepar, na tarde dessa quinta-feira (30/10), onde puderam conhecer um pouco mais sobre o cooperativismo e seu impacto econômico e social nas comunidades. As 42 visitantes vieram de Cafelândia e Nova Aurora, no Oeste do Paraná, por meio de um programa de imersão oferecido pela instituição em parceria com as cooperativas.

A analista técnica do Sescoop/PR, Mariana Balthazar, apresentou o trabalho desenvolvido pelas casas que compõem o Sistema Ocepar: Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Paraná (Sescoop/PR), Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) e Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar).

Ao apresentar os programas desenvolvidos pelo Sescoop/PR, a analista de cooperativismo da Copacol, Gislaine Pontes, lembrou que o CooperJúnior nasceu na cooperativa: “Talvez algumas não saibam, mas essa foi uma iniciativa nossa. Era muito importante ensinarmos noções de cooperativismo para os mais jovens. Apresentamos o projeto para o Sescoop/PR e assim temos desenvolvido esse trabalho com crianças e adolescentes até hoje”, disse às participantes, todas com atuação social nos grupos femininos da cooperativa.

Mariana Balthazar destacou também a relevância dos núcleos femininos em cooperativas agropecuárias paranaenses. Mestra em gestão de cooperativas pela PUCPR, sua tese de dissertação, apresentada neste ano, teve como tema “Liderança Feminina e Reputação Organizacional em Cooperativas: Evidências Qualitativas do Papel Transformador dos Núcleos Femininos”. O estudo releva que ações lideradas por mulheres promovem educação, inclusão e impacto social, fortalecendo a imagem institucional das cooperativas. “O estudo apontou que investir em liderança feminina é estratégico para ampliar a legitimidade e a atratividade das cooperativas. Os entrevistados mostraram que a presença feminina amplia a percepção positiva dos públicos que se relacionam com a cooperativa, reforçando sua boa reputação”, explicou Mariana.

Nesta sexta-feira (31/10), o grupo de lideranças femininas da Copacol deve seguir seu programa de imersão, com viagem a Morretes e Paranaguá, no litoral do Paraná.

FOTOS: Júlia Duda / Assessoria de Comunicação Sistema Ocepar

Conteúdos Relacionados