Sistema Ocepar recebe jovens da Copacol

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Um grupo de 39 jovens da Copacol, de Cafelândia, no Oeste do Paraná, visitou a sede do Sistema Ocepar nessa quinta-feira (23/10), em Curitiba. Eles participaram de uma imersão no cooperativismo, realizada com apoio da Cooperativa Paranaense de Turismo (Cooptur), que ainda incluiu visita a Witmarsum e ao Porto de Paranaguá.

No Sistema Ocepar, eles foram recepcionados pelo superintendente da Fecoopar, Nelson Costa, que explicou o trabalho de cada uma das entidades que compõem o Sistema e atendem às cooperativas: Fecoopar, Ocepar e Sescoop/PR. “Sejam sempre bem-vindos e aproveitem”, disse.

Também participaram do encontro os analistas técnicos da Gerência de Desenvolvimento Humano (GDH)  Taís Souza, Fernando Mendes e Rodolfo Bonetti, que atuam com o desenvolvimento regional. A analista apresentou a área de atuação da gerência na promoção social: aprendizagem e mercado de trabalho; saúde e bem-estar; organização do quadro social; comunidade e disseminação do cooperativismo. “Sabemos que as regiões que têm cooperativas se desenvolvem mais, têm mais sustentabilidade”, destacou.

Bonetti mostrou dados do cooperativismo no mundo, no Brasil e no Paraná. Aqui no estado, as cooperativas do ramo agro participam com 64% da produção de grãos e 45% da produção de proteína animal. “O cooperativismo é uma forma democrática de promover a inclusão de todos. E as regiões Oeste e Sudoeste são muito prósperas no Paraná”, afirmou. “A Copacol é uma grande cooperativa e, onde tem cooperativa, tem desenvolvimento”, destacou o analista Fernando Mendes.

A assistente administrativo do cooperativismo na Copacol, Fernanda Katia de Souza, que acompanhou o grupo, destacou o conhecimento compartilhado durante a experiência. “Tivemos uma aula aqui e agracedemos ao Sistema Ocepar por nos receber”.

Educação Política

O analista de Relações Institucionais, Diogo Tavares, falou sobre funções desempenhadas em cada uma das áreas de atuação da Gerência de Desenvolvimento Técnico (Getec): Economia e Mercado; Técnica e de Sanidade; Jurídica e Tributária e Relações Institucionais. Além disso, apresentou o programa de Educação Política, que tem o objetivo de fortalecer a representação do setor.

Tavares falou sobre como a política impacta o cotidiano das cooperativas, e citou como exemplo um caso recente, da medida proposta da Comissão Nacional da Biodiversidade (Conabio), vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), de incluir a tilápia na lista nacional de "espécies exóticas invasoras".

A medida foi duramente criticada por lideranças cooperativistas e parlamentares, que alertam para um grave risco à cadeia produtiva. O Sistema Ocepar foi uma das entidades que se posicionou. “Nós monitoramos esses temas para defender os interesses das cooperativas”, explicou Tavares.

FOTOS: Gisele Barão e Júlia Duda / Assessoria de Comunicação Sistema Ocepar

Conteúdos Relacionados