Sistema Ocepar participa do 15º Concred em Minas Gerais

  • Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 2

Desde 1999, a Confebras promove o Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito, considerado o maior e mais expressivo evento do setor no Brasil e na América Latina. Esta 15ª edição que acontece de 7 a 9 de agosto, no Expominas, em Belo Horizonte (MG), conta com a presença de representantes de cooperativas paranaenses e do Sistema Ocepar, através do analista da Gerência de Desenvolvimento Técnico, Salatiel Turra. ‌São cerca de 5 mil participantes, público formado por dirigentes e lideranças do coop financeiro, conselheiros, gestores, administradores e colaboradores. Além de acadêmicos, consultores, economistas, representantes governamentais do mercado financeiro e do terceiro setor.

“A Sustentabilidade Humana e o Mundo Exponencial: Construir o Futuro em Tempos de Transformação” foi o tema escolhido, de forma a promover, valorizar e debater ações focadas nos pilares ESG (Ambiental, Social e de Governança), em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Sustentabilidade

Representantes de grandes sistemas cooperativistas de crédito brasileiros participaram nesta quinta-feira (8/8) de um painel especial do 15º Concred sobre liderança inspiradora como uma estratégia prática de ESG – conjunto de ações de responsabilidade ambiental, social e de governança. 

Moderada pela consultora e especialista em sustentabilidade corporativa Claudia Leite, a palestra reuniu o diretor-presidente do banco e confederação Sicredi, César Bochi; o presidente da presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri; o diretor de Negócios do sistema CrediSIS, Farid Milet; e o diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob, Ênio Meinen. 

Em clima de intercooperação, os líderes cooperativistas compartilharam experiências ESG de suas instituições e abordaram temas como o impacto das cooperativas na sociedade, no meio ambiente e a relação com os colaboradores. 

“Para nós do Sicredi é importante gerar resultados no curto prazo sem comprometer o longo prazo, gerando impacto positivo. São cinco pilares: o desenvolvimento local, o bem-estar financeiro, a inclusão financeira, a resiliência climática e a cultura, todos igualmente relevantes”, explicou César Bochi.

O presidente da Cresol, Cledir Magri, apresentou uma reflexão sobre ações efetivas dos gestores de cooperativas em prol de negócios mais sustentáveis.

“É determinante desengavetar ideias e agir. A jornada de um líder às vezes exige persistência. No momento certo, a semente germina. E muitas vezes plantamos e semeamos para os outros, para o futuro. A sustentabilidade é um ato altruísta”, afirmou.

Liderança comprometida 

O diretor de Negócios do Sistema CrediSIS, Farid Milet, destacou que a liderança no cooperativismo requer conhecimento sobre o modelo de negócio, dedicação e equilíbrio para contemplar a busca de resultados com o interesse coletivo. O principal, segundo ele, é não deixar de lado a humanidade e a preocupação com as pessoas, características que diferenciam as cooperativas de instituições financeiras comuns. 

“A liderança é sobre discutir propósitos, mas também encorajar o entorno. Os líderes devem refletir sobre o propósito de uma cooperativa. As pessoas querem fazer acontecer, mas elas precisam de oportunidades”, analisou.

Já o diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob, Ênio Meinen, reforçou a necessidade de conhecimento para construir lideranças sólidas no cooperativismo financeiro. 

“O líder que quer ter efetividade e sucesso precisa ter domínio, não se é possível ter sucesso com aquilo que não se conhece. Confiança, compromisso e conhecimento são imprescindíveis”, concluiu.

Conteúdos Relacionados