SICREDI UNIÃO PR/SP: Espaço CoopConecta abre exposição com telas em homenagem ao amor materno
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Usar a arte para expressar o amor materno. Este foi o desafio dado aos membros da Academia de Arte David Wang pelo Espaço CoopConecta – Sicredi União PR/SP, como uma forma de homenagear as mães. E o resultado poderá ser conferido a partir de segunda-feira (24/05), com a abertura da exposição “Imagem de Amor - O sentimento de amor materno se expressa pela recriação da própria vida”. Serão 27 telas pintadas especialmente para esta ocasião em que o artista plástico e mais oito membros de sua academia expressam, de várias formas, o amor de uma mãe por seus filhos ou por suas crias.
Desafio - “Cada um desenvolveu sua maneira de representar esse amor, com técnicas variadas. Temos acrílica sobre tela e óleo sobre tela e alguns artistas também usam texturas e apliques, como fio de ouro e tecido”, explica Wang. Ele destaca que todos encararam a proposta do Espaço CoopConecta como um grande desafio, especialmente, pelo tempo em que desenvolveram seus trabalhos. “Cada um produziu mais de duas a quatro telas num prazo recorde”, enaltece.
Momento delicado - A sensibilidade dos artistas foi colocada à prova também pelo momento delicado pelo qual passa o país e o mundo, com a pandemia da Covid-19. Alguns dos membros da academia perderam pessoas queridas, inclusive mães, como aconteceu com Cibele Publiesi, que perdeu a mãe Irondi Pugliesi recentemente, por complicações do coronavírus.
Nobre missão - “Seria difícil para mim, neste momento, representar esse amor por meio de pessoas. Escolhi representar a vida marinha”, diz ela, que também perdeu uma tia e o avô para a doença. “Esta foi a forma que encontrei para prestar minha homenagem às mulheres que aceitaram a nobre missão de ser mães, mulheres que sabem pintar sorrisos e enxugar lágrimas.” Ela também foi motivada a representar animais marinhos porque considera que a natureza está pedindo socorro, amor e mais sensibilidade dos humanos.
Água é vida - Laís Tóffoli, arquiteta e artista plástica, preparou telas representando mulheres grávidas. “Meu conceito é ‘água é vida’, tendo como fundo o mar. A água, no meu trabalho, também representa o líquido amniótico”, comenta.
Representação - Cada artista levará sua forma de representar a maternidade, mas a inspiração de todos, como destaca David Wang, é o carinho da mãe pelos filhos. As telas ficarão expostas até o dia 18 de junho no Espaço CoopConecta, em Londrina (PR).
Solidariedade - Além de homenagear as mamães, a exposição também tem seu lado solidário, com a doação de 10% das vendas dos trabalhos ao Hospital Evangélico de Londrina. (Imprensa Sicredi União PR/SP)
SERVIÇO
Exposição “Imagem de Amor - O sentimento de amor materno se expressa pela recriação da própria vida”
Local: Espaço CoopConecta – avenida Ayrton Senna 555, Londrina
Data: 24 de maio a 18 de junho
Horário de visitação: das 9 às 18h30 de segunda a sexta-feira
Artistas participantes: David Wang, Carol Wang, Roberta Neme, Célia Morioka, Leandro Diniz, Laís Toffoli, Josiane Dias, Cibele Pugliesi e Wanda Rabelo.