SICREDI UNIÃO PR/SP: Conecta Empresas entra na reta final e já colhe frutos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

sicredi uniao 24 05 2022O projeto-piloto Conecta Empresas, desenvolvido em cinco das 110 agências da Sicredi União PR/SP, já colhe os primeiros frutos: a conexão estabelecida entre empresários vizinhos e o lançamento de uma plataforma de formação, com dezenas de cursos gratuitos aos associados da cooperativa de crédito.

Conhecimento - Entre as agências que desenvolvem o projeto-piloto está a da Zona Norte, em Londrina (PR). Na última semana, o grupo de empresários que iniciou a jornada antes da pandemia realizou a terceira reunião, sendo a primeira após a flexibilização das regras sanitárias. Eles conheceram a nova plataforma, onde estão inseridos cursos sugeridos pelo grupo, e também participaram da palestra sobre Gestão de Conflitos, com o facilitador parceiro do Sebrae Thiago Fernandes da Silva.

Negócios - O assessor de Desenvolvimento de Negócios da cooperativa, Jairo Moreira Neto, destaca que os objetivos do projeto são estabelecer networking e parcerias entre os empresários que atuam numa mesma região, gerar conhecimento e negócios entre eles e promover o desenvolvimento local.

Melhorias - “Estamos bastante satisfeitos com os resultados alcançados até aqui. Muitos profissionais que são vizinhos há muitos anos não se conheciam e agora, por meio deste projeto, já se conhecem e conversam sobre o bairro, as melhorias necessárias para incrementar seus negócios, fazem planos para desenvolver a região”, constata.

Projetos - O grupo da região norte de Londrina já fez uma boa parte da tarefa, como a análise Swot, percorrendo seus quatro pilares: definição das Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. O próximo passo é desenvolver projetos para enfrentar cada um dos itens elencados e a realização de uma Feira de Negócios, aberta ao público e programada para julho.

Manual - “Depois disso, o objetivo é que esse grupo passe a conduzir os projetos, sem a participação constante da cooperativa. Nós, por outro lado, vamos produzir um manual com toda a experiência desses ciclos desenvolvidos, que será disponibilizado a todas as agências da cooperativa para que implantem o projeto em suas regiões de atuação”, informa Moreira Neto.

Conectar pessoas - Os empresários participantes do projeto estão animados. Marcos Norio Matsumoto, proprietário de uma escola de robótica para crianças e adolescentes na região, diz que a pandemia contribuiu para que as pessoas se afastassem. “Vamos conectar pessoas. Nessa pandemia, cada um se fechou dentro de si e precisamos retomar essa vida. Esse projeto é uma oportunidade pra gente trocar ideias e fazer negócios”, comentou ele.

Comércio Forte - Leandro Gobbo, gerente da agência da Zona Norte, destaca a força do comércio da região, onde tudo pode ser encontrado. “Os comerciantes, empresários, comunidade, todos precisam entender o quanto é importante fortalecer a região, comprando o que precisam na própria região. Isso é o que fortalecerá ainda mais a zona norte”, comenta. Além de Londrina, também participam do projeto-piloto a agência de Cianorte e uma agência de Maringá, no Paraná; e as agências de Mogi-Guaçu e Limeira, no estado de SP. (Imprensa Sicredi União PR/SP)

 

Conteúdos Relacionados