SICREDI: Ações sociais são premiadas em evento da Faciap

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

sicredi 08 10 2012LargeNa semana passada, duas cooperativas Sicredi receberam o Prêmio Faciap de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável, durante a realização da XXI Convenção da entidade - Empreender, Cooperar e Associar para um mundo melhor, realizada em Foz do Iguaçu (PR). Este é o terceiro ano que a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná promove o concurso, com o objetivo de reconhecer os melhores projetos do setor desenvolvidos em todo o estado.

Iniciativa - O Prêmio é uma iniciativa do Núcleo de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Empresarial (NURSE) da entidade, e todos os projetos inscritos são registrados no Banco de Práticas da Faciap, servindo de referência para o desenvolvimento de outras iniciativas. Participaram do concurso empresas e indústrias de diversos ramos, classificadas entre pequena, média e grande, de acordo com o faturamento anual.

Projetos - A Cooperativa Sicredi Norte Sul PR/SP recebeu o reconhecimento com o "Projeto A Construção do Sujeito", desenvolvido nos municípios de Jaboti e Quatiguá. O prêmio foi na categoria Empresa, na modalidade Público Externo/área de Educação, graças às ações do programa de educação corporativa A União Faz a Vida. Já a Sicredi União foi premiada pelo projeto de inclusão financeira realizado desde 2011 junto à Coopcana (Cooperativa dos Cortadores de Cana de Paraíso do Norte-PR).

Construção do Sujeito - O projeto tem por objetivo formar os alunos por meio de práticas escolares de cooperação nas escolas municipais de Jaboti e Quatiguá, cidades localizadas na região norte do Paraná, visando à formação biopsicossocial do indivíduo. Para isso, entende-se o aluno, pequeno cidadão do município, sujeito ativo no processo de organização e de resolução de problemas, nos quais a união e a cooperação são fundamentais. A Sicredi Norte Sul PR/SP acredita que, para se construir um homem por inteiro, é necessário pensar: "Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão" - Paulo Freire (1987).

Princípios - O projeto fundamenta-se nos princípios do Programa "A União faz a Vida", que tem como base, a cooperação e cidadania numa vertente que envolve visão de mundo e compreensão sobre o modo de organização econômica e social - preocupação de responsabilidade social da Cooperativa Sicredi Norte Sul PR/SP. Procura-se viabilizar o resgate dos valores, a promoção da justiça social por meio do exercício dos direitos e deveres dos cidadãos, por meio da iniciativa dos alunos envolvidos no Programa A União Faz a Vida e, consequentemente, no projeto A Construção do Sujeito.

Mudança comportamental - Dentre os resultados alcançados nos municípios está a mudança no comportamento individual e coletivo dos alunos, professores, família e colaboradores da comunidade em ações escolares. Exemplos disso são os relatos dos pais em relação aos filhos quando participam de eventos escolares com debates sobre as atividades vinculadas aos projetos. Outro resultado foi uma mudança de comportamento da comunidade, que passou a ter presença constante nas ações escolares.

Postura - Por fim, o objetivo do projeto, que é ancorado no "A União Faz a Vida", é promover uma mudança de postura das pessoas que, aos poucos, vão fazendo parte da escola, permitindo assim que a criança entenda que é capaz de aprender, não somente com a professora e dentro dos limites da escola, mas com a comunidade, sentindo-se parte dela, responsável por ela e por meio dela.

Caminho certo - De acordo com o presidente da Sicredi Norte Sul PR/SP, Paulo José Buso Júnior, a premiação demonstra que "estamos no caminho certo, pois a busca do Sicredi em ser a instituição financeira mais próxima da comunidade tem sido constante". Segundo ele, este trabalho vem ser somado através dos prêmios conquistados. "O reconhecimento da Faciap demonstra a nossa preocupação com o futuro das comunidades e, principalmente, das pessoas que fazem parte delas. Através de projetos como este, nossos municípios vêm reinventando a forma de se fazer a educação", finaliza.

União- De acordo com a vice-presidente para Assuntos de Responsabilidade Social da Federação, Eugênia Ceres Rauen Costa Monteiro, a promoção do Desenvolvimento local se deve à união de todos em busca de um objetivo comum. "Agradeço a todos que de alguma forma colaboram com este trabalho e fazem a diferença", destacou.

Coopcana - O objetivo do projeto é a inclusão dos cortadores de cana de Paraíso do Norte (PR) ao sistema financeiro e a valorização dos mesmos por meio de um pagamento salarial mais seguro e digno. Além do desenvolvimento do comércio local, com o uso mais efetivo do cartão de crédito. A princípio os cortadores recebiam seus salários através de cheque o que causava dificuldade, pois eles dependiam de poucos comerciantes que trocavam esses cheques. Para a cooperativa Coopcana, o gasto também era grande para a emissão dos pagamentos, já que, atualmente, possui quatro mil colaboradores. Muitos cortadores nunca tinham entrado em uma instituição financeira, o que dificultava ainda mais a inclusão nesta área.

Inclusão financeira - Foi pensando em tudo isso que a Sicredi União PR, em parceira com a associação comercial de Paraíso do Norte e a cooperativa Coopcana, começou, em 2011, a inclusão financeira dos cortadores de cana. O trabalho começou a ser feito a partir de visitas que os colaboradores da unidade do Sicredi na cidade, em conjunto com a diretoria fizeram nos canaviais, procurando saber o que os trabalhadores achavam do sistema financeiro, se eles já possuíam conta em algum banco e quais as dificuldades que eles sentiam ao tentarem trocar o cheque do salário por dinheiro.

Reuniões - Com os resultados desses encontros, muitas ideias apareceram e o projeto começou a se desenvolver. As reuniões com os cortadores aconteciam no primeiro horário da manhã, quando o gerente da unidade do Sicredi ia até o canavial explicar aos trabalhadores como funcionava o cartão de crédito, quais os benefícios do seu uso e principalmente a segurança de receber diretamente na unidade de atendimento. Os cortadores tiveram acesso ao caixa eletrônico também no canavial, onde puderam aprender como utilizar e a efetuar pagamentos, saques e transações sem maiores problemas.

Cartão - A partir do momento da implantação do projeto os cortadores passaram a receber os seus salários por meio do cartão de crédito, facilitando o recebimento do dinheiro. Eles passaram a sacar direto do caixa eletrônico e, também, utilizar todos os produtos e serviços que o Sicredi possui. A segurança também foi um fator importante, já que muitos tinham que guardar o dinheiro trocado no comércio dentro da própria casa.

Comércio local - Outro resultado importante foi para o comércio local. Com a utilização do cartão, muitos comerciantes não estavam preparados para essa mudança, o que fez com que os colaboradores do Sicredi colocassem à disposição das lojas, vendas e estabelecimento os equipamentos para o uso do cartão. O crescimento da implantação das máquinas de cartão foi de 95% no município. O programa apresentou um impulso nas vendas, na ordem de 70% como constatou a associação comercial. A inadimplência também caiu 30% neste processo. Com a facilidade do cartão e a modernização do comércio, as famílias dos cortadores de cana de 20 municípios da região estão preferindo fazer as comprar em Paraíso do Norte.

Mais informações - O Programa A União Faz a Vida foi criado pelo Sicredi com o objetivo de construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescente, em âmbito nacional. Hoje, é desenvolvido nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul. No Paraná e São Paulo, são 27 municípios participantes, abrangendo 186 escolas, 29.271 alunos e 2.244 educadores. (Imprensa Sicredi)

Conteúdos Relacionados