Sicoob Meridional inicia atividades com mais duas Cooperativas Mirins

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A noite de quinta-feira (06/09) foi de muita cooperação no colégio La Salle, de Toledo (PR), com a fundação de duas Cooperativas Mirins, a 15ª e a 16ª Cooperativa Escolar Mirim do Sicoob Meridional. Com 15 sócios fundadores, a Cooper Lassalista inicia as atividades tendo como objeto de aprendizagem bolo de pote. Já os 20 sócios fundadores da Cooper La Salle irão produzir cookies. Os alunos participantes produzirão semanalmente e comercializarão na escola e na comunidade local. Os cooperados contam com o apoio da agência Centro Toledo do Sicoob, que é a madrinha das novas cooperativas mirins e auxiliará nas formações com palestras e treinamentos.

Reconhecido e premiado por estimular o cooperativismo e incentivar o empreendedorismo, o Programa Cooperativa Mirim encoraja os participantes a definirem o objetivo social do empreendimento. A metodologia ocorre de forma transversal e interdisciplinar, com o objetivo de desenvolver competências, hábitos e atitudes por meio de práticas pedagógicas que disseminam os princípios do cooperativismo.

A PAE (Pessoa de Apoio Estratégico do Sicoob), Loni Dupont, responsável pelo programa, enaltece o programa Cooperativa Mirim, ressaltando a relevância das atividades realizadas entre alunos e professores. “A fundação destas duas novas cooperativas mirins representa a solidificação das ações ligadas ao 7º Princípio do Cooperativismo, que é o Interesse pela Comunidade. Dentre as atividades dos cooperados, está a simulação prática das ações de uma cooperativa de adultos.”

O diretor do Colégio La Salle de Toledo, André Müller, destacou a importância da parceria com o Sicoob. “Estávamos ansiosos por este momento e agora daremos apoio incondicional a todas as ações das nossas duas cooperativas, que vieram para ficar. Além de ensinar as exatas, a educação financeira é a formação pessoal do ser humano”, ressalta.

Desenvolvimento

Com finalidade educacional e amparado no Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, e na Lei nº 5.764/71, que define a Política Nacional de Cooperativismo, o Programa Cooperativa Mirim incentiva e apoia, sob a orientação de um Professor Orientador, a formação de cooperativas em escolas públicas, privadas, cooperativas educacionais e demais instituições de atendimento a crianças e jovens, na faixa etária de 8 a 17 anos.

Para mais informações sobre o programa Cooperativas Mirins, acesse o site: www.institutosicoob.org.br/programas/eixo-cooperativismo-e-empreendedorismo/cooperativa-mirim.html

Conteúdos Relacionados