Sicoob Central Unicoob visita Ocepar e conhece Programa de Educação Política
Profissionais das 12 cooperativas singulares e da central que integram o Sistema Sicoob Central Unicoob, de cooperativismo de crédito, visitaram o Sistema Ocepar nesta quinta-feira (09/07), em Curitiba. O objetivo foi conhecer em detalhes o Programa de Educação Política. Coordenado pela instituição, o programa tem por objetivo conscientizar a comunidade cooperativista sobre a importância do voto consciente, com o propósito de ampliar a base de representação do cooperativismo, especialmente no Poder Legislativo.
“Temos dois grandes objetivos este ano: conscientizar nossos cooperados sobre a importância do voto e apoiar quem nos apoia”, disse o presidente-executivo do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, ao receber o grupo. Ricken fez referência ao elevado índice de abstenção nas eleições, em torno de 40% em média. “Muita gente do nosso meio não vota e o voto é muito importante porque precisamos nos fazer representar”, alertou.
Avanços
O Sicoob é um dos principais sistemas de cooperativismo de crédito do Brasil e o presidente-executivo do Sistema Ocepar falou sobre o impacto da política no setor. Ricken lembrou que os avanços conquistados especificamente pelo cooperativismo de crédito nas últimas décadas se deram por meio do Legislativo. “Não temos nenhum envolvimento partidário. Precisamos apenas escolher quem vai representar o nosso setor”, frisou.
A coordenadora do grupo, Júlia Fagan, que é gerente de Desenvolvimento Cooperativo do Sicoob Central Unicoob, falou sobre o objetivo da visita: “Hoje estamos reunidos com nossas cooperativas singulares que participam do Sistema Sicoob Unicoob. O objetivo é nos aproximarmos cada vez do Sistema Ocepar com um propósito muito pertinente no ano de 2026. Estamos perto do processo eleitoral e precisamos estar munidos de informações sobre os candidatos para formar a nossa base para que tenhamos representantes no meio político que defendam a nossa causa, a causa cooperativista, que defendam o ato cooperativo buscando mais crescimento no cenário econômico, político e social”.
Fagan também fez referência ao elevado grau de absenteísmo. “Precisamos fazer com que o nosso cooperado entenda seu papel enquanto cidadão. Da mesma forma que ele tem voz e voto na cooperativa, nós precisamos defender e mostrar a importância de ele ter voz e voto na nossa democracia, na defesa dos nossos direitos”, pontuou.
Jogo da democracia
Além de conhecer mais sobre o Sistema Ocepar e o Programa de Educação Política, o grupo participou do “Jogo da Democracia”, um jogo de tabuleiro que simula o cenário político e o ambiente de eleições no Brasil. Trata-se de uma ferramenta lúdica desenvolvida pelo Instituto Mais Cidadania que, por meio de uma parceria, o Sistema Ocepar tem levado a eventos. A ideia é que os participantes do jogo de tabuleiro simulem situações que ocorrem dentro dos partidos políticos, no período das eleições e nas prestações de contas.
FOTOS: Samuel Milléo Filho / Gerência de Comunicação e Marketing Sistema Ocepar