Sescoop/PR realiza II Fórum de Organização do Quadro Social
- Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 2
Nesta quinta-feira (20/03), o Sistema Ocepar realiza, por meio do Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop/PR), o II Fórum de Organização do Quadro Social. O evento reúne profissionais de mais de 20 cooperativas do estado com o objetivo de discutir e avaliar ações que podem ser implementadas para promover desenvolvimento dos cooperados e de suas famílias.
Na abertura do evento, o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, falou sobre o propósito das cooperativas. “O cooperativismo do Paraná cresceu muito e hoje somos referência mundial. Mas nós precisamos manter nossa preocupação com o equilíbrio econômico e social. Hoje temos níveis de gestão comparado a multinacionais, mas não podemos esquecer que as cooperativas existem para desenvolver os cooperados e suas famílias”, destacou.
Boesche comentou sobre a importância da identidade cooperativista e da busca por compreender esse conceito. “Nossas cooperativas querem discutir isso. Temos alguns desafios, como entender o conceito e, a partir disso, medir identidade. Queremos entender qual nível de identidade a gente tem no quadro social e no quadro laboral das cooperativas.”
Programação do evento
O encontro detalhou três projetos do Plano Paraná Cooperativo 300 (PRC300), o planejamento estratégico de desenvolvimento do cooperativismo paranaense. A coordenadora de cooperativismo do Sescoop/PR, Eliane Goulart Festa, foi responsável pela apresentação. “Nós queremos alinhar o trabalho do Sescoop/PR com o que as cooperativas precisam. Dentro do nosso planejamento estratégico, temos três projetos para a área de Quadro Social: o Projeto 16, de Identidade Cooperativista, o Projeto 17, de Sucessão nos Negócios dos Cooperados, e o Projeto 18, de Organização da Família Cooperada.”
Ainda no período da manhã, profissionais participantes do Fórum reuniram-se em quatro grupos distintos para discutir identidade cooperativista. O desafio proposto foi criar o conceito e estabelecer uma métrica que possa ser usada nesta avaliação.
O doutor em Administração, Alex Sandro Weymer, professor do curso de Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas, coordenou a atividade e reforçou a importância dessa troca. “O papel de vocês aqui é muito importante, pela representatividade que vocês têm. O conceito de identidade é abstrato, mas temos possibilidade de torná-lo algo mais tangível e estabelecer uma métrica, que pode embasar treinamentos, identificar dimensões necessárias para desenvolver comportamentos alinhados e atender às expectativas das cooperativas. Tenham em mente que o que vocês definirem será balizador para tomar decisões importantes e estratégicas”.
No evento, os participantes receberam a 2ª edição da publicação Organização do Quadro Social – Melhores Práticas e Cases de Sucesso no Paraná. A obra reúne exemplos de iniciativas implantadas em cooperativas do estado e que fortalecem as relações com as pessoas que integram o quadro social da organização. No total, são ações de 25 cooperativas que podem servir de exemplos para toda comunidade.
No período da tarde, haverá palestra sobre Estratégias para Atração e Retenção de Cooperados, com Thais Jerônimo, comunicadora e palestrante, com ênfase na comunicação com propósito.
Formação complementar
Nesta sexta-feira (21/03), tem início a Formação de Agentes de Cooperativismo, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). O objetivo do curso é desenvolver competências para que os profissionais possam atuar em ações relacionadas às conexões internas e externas das cooperativas, a partir dos conceitos e práticas relacionadas ao cooperativismo e ao seu modelo de negócios. Serão oito módulos de aprendizagem, com carga horária de 72h.