SESCOOP/PR: Conselheiros Fiscais buscam aprimoramento
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Com a finalidade de promover a capacitação e reciclagem dos membros do Conselho Fiscal, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) promove, nesta terça-feira e quarta-feira (10 e 11/07), o Curso para Conselheiros Fiscais. Vinte e cinco conselheiros de cooperativas participam do treinamento em Curitiba e 75 em Cascavel. Na capital paranaense, o curso é ministrado pelos analistas em cooperativismo das gerências de Desenvolvimento Humano e de Autogestão, Edson Luis Carvalho de Souza, Emerson Barcik e Fernando Mendes. Em Cascavel, os instrutores são Alfredo Benedito Kugeratski Souza, Jessé Rodrigues e Leandro Macioski.
Aprovação - Pela primeira vez participando de um curso voltado para conselheiros fiscais, Eder da Silva, suplente na Cooperlate Vida, cooperativa de Coronel Vivida, aprovou o conteúdo repassado e a performace dos instrutores na condução do treinamento. “Foi uma oportunidade para esclarecer dúvidas e atualizar as informações. Quem não veio, perdeu uma grande chance de buscar um conhecimento a mais para si mesmo e para a cooperativa”, comentou. Já na avaliação de Ari Schwans, suplente na Coamig, de Guarapuava, as informações repassadas são úteis porque promovem o aprimoramento em diversas questões, a exemplo da autogestão e do trabalho de acompanhamento das contas das cooperativas.
Visão ampla - “Para melhorar o desempenho da cooperativa, muitas vezes a diretoria dá um direcionamento que acaba por exigir um melhor entendimento dos conselheiros para que não haja uma distorção nos princípios cooperativistas, na forma de condução dos negócios ou, principalmente, para manter a segurança financeira da cooperativa. Então, é importante atualizar e reavaliar constantemente os conhecimentos para que o conselheiro possa ter uma visão ampla, inclusive, do seu papel que é justamente fiscalizar a gestão da cooperativa”, disse.
{gallery}noticias/2012/julho/10/sescoop_pr/{/gallery}