Rochdale: conheça a origem do cooperativismo moderno

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Ao longo da história, o ser humano desenvolveu práticas baseadas na solidariedade e na ajuda mútua como forma de superar os desafios impostos para sua sobrevivência.

Com o advento da Revolução Industrial, no século XVIII, novas demandas surgiram, especialmente nas sociedades urbanas, que enfrentavam exaustivas jornadas de trabalho, baixos salários e dificuldades de organização coletiva.

Em resposta a essas adversidades, começaram a emergir as primeiras iniciativas que dariam origem ao cooperativismo. Essas organizações, fundamentadas na ideia de colaboração e apoio mútuo entre pessoas, buscavam melhorar a qualidade de vida das comunidades, oferecendo soluções coletivas para problemas como o acesso a bens essenciais e a proteção social.

Neste cenário, uma pequena iniciativa na cidade de Rochdale, nos arredores de Manchester, Inglaterra, se consolidou com um modelo inovador tornou-se pioneira para o cooperativismo que conhecemos hoje.

Trata-se da “Sociedade Equitativa dos Pioneiros de Rochdale” (The Rochdale Society of Equitable Pioneers), iniciativa que fundou uma loja cooperativa baseada na autoajuda, para facilitar o acesso a produtos aos trabalhadores da região. 

2sisprime 02 12 2024

 

 

 

 

 

 

 Alguns dos fundadores da Sociedade Equitativa dos Pioneiros de Rochdale

Com alimentos e outros itens essenciais a preços justos e acessíveis, pois eram comprados em maior volume, a sociedade se estabeleceu em 21 de dezembro de 1844.

Os compradores tornavam-se então donos do negócio, com uma pequena aplicação em capital social, que era remunerada com juros, o que a diferenciava de tentativas anteriores de formação de cooperativas.

A loja cooperativa dos Pioneiros de Rochdale prezava pela venda de produtos de qualidade e não apenas conseguiu tornar-se um negócio sustentável, como cresceu exponencialmente e passou dos iniciais 28 membros para mais de 1.800 em 13 anos.

De um armazém de produtos, a sociedade passou a ter sete departamentos: mercearia, comércio de tecidos e artigos têxteis, açougue, sapataria, tamancaria, alfaiataria e atacado. Também foram incorporadas cooperativas menores da região e abertas novas filiais que atendiam os membros em outras partes da cidade.

Hoje, a cooperativa dos Pioneiros de Rochdale não existe mais de forma independente, tendo sido incorporada pela The Co-operative Group, uma das maiores cooperativas do mundo, com sede em Manchester.        

A influência

Apesar de não ser a primeira cooperativa constituída, Rochdale é considerada a origem do cooperativismo moderno pois instituiu uma cultura para o modelo de negócios e investiu na comunidade ao seu entorno, expandindo os benefícios de sua atuação.

Os princípios iniciais de Rochdale sofreram algumas modificações, mas são até hoje as bases do cooperativismo moderno, reconhecidos pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), são eles:

Adesão voluntária e livre;

Gestão democrática;

Participação econômica dos membros;

Autonomia e independência;

Educação, formação e informação;

Intercooperação;

Interesse pela comunidade.

O museu

Como forma de guardar o legado dos pioneiros, há em Manchester o Rochdale Pioneers Museum, um edifício que conta com uma réplica da primeira loja construída em 1844 no mesmo local, a 31 Toad Lane, contendo seus móveis rudimentares, balanças e itens que eram vendidos na loja. (Assessoria de Imprensa Sisprime do Brasil)

1sisprime 02 12 2024

Conteúdos Relacionados