REUNIÃO INSTITUCIONAL II: Pluricoop oferece projetos em gestão e treinamento customizados para cooperativas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Dirigentes, conselheiros e cooperados da Cooperativa de Trabalho de Executivos em Gestão e Treinamento (Pluricoop) participaram nesta quinta-feira (26/08), de reunião institucional com o Sistema Ocepar. Na pauta, os indicadores econômicos e financeiros do cooperativismo paranaense, com destaque para Plano Paraná Cooperativo 200 (PRC200), que marca um novo ciclo do planejamento estratégico, análise de cenário e o desempenho da cooperativa, segundo acompanhamento da Coordenação de Monitoramento da Gerência de Desenvolvimento Cooperativismo do Sistema Ocepar.
Alinhamento - “Agradeço o tempo que vocês disponibilizam para falar de alguns movimentos que temos no momento. Isto reflete a organização da governança. Vocês estão participando de um trabalho que a gente faz com muito cuidado que é olhar ramo por ramo, cooperativa por cooperativa”, disse a gerente de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR, Maria Emília Pereira Lima. “Trazemos os números da cooperativa e aproveitamos também para conversar, saber das dificuldades e traçar um alinhamento para as ações que podemos fazer para ajudar as cooperativas em seu desenvolvimento, que é o nosso objetivo principal”, disse o analista do Sescoop/PR, Jessé Rodrigues.
A cooperativa - Com 37 cooperados, a Pluricoop é especializada na prestação de serviços de gestão e treinamentos para cooperativas de vários segmentos. Em seu portfólio, uma ampla variedade de ações, incluindo programas de desenvolvimento humano e em gestão administrativa, financeira, saúde e segurança ocupacional, ambiental, agronômica, contábil, tributária, controles internos, auditoria, tecnologia da informação, comunicação, eventos e comércio exterior. O diferencial é que, por ser cooperativa e pela variedade de perfis de seu quadro social, a Pluricoop consegue customizar as ações, oferecendo soluções adequadas às características, tamanho e segmento da cooperativa solicitante.
Programas - A presidente da Pluricoop, Cleide Apda Bulla Cleide, conta que os programas para cooperativas incluem a Felicidade Interna do Cooperativismo (FIC), implementado em parceria com o Sescoop/PR, e Meditação Transcendental, uma prática que proporciona benefícios à saúde física e mental “Temos também consultoria empresarial, serviços de mediação e arbitragem, programa de qualidade de vida que monitora o sono e o sedentarismo e pode ser oferecido a executivos, enfim, uma enorme gama de trabalho e que podemos oferecer em função da multiplicidade de profissionais que integram a cooperativa”, completa a presidente.
Intercooperação - Na reunião desta quinta, foi feita uma avaliação de como tem sido o desempenho da cooperativa até aqui, discutidos os desafios e possíveis caminhos para alavancar ainda mais as atividades. “Agradeço a participação dos cooperados. Estas reuniões são importantes porque nos ajudam a entender a importância do cooperativismo e conversar sobre a cooperativa, avaliando nosso trabalho e como contribui para construir juntos. Ainda temos muito para crescer, além do que podemos contribuir com outras cooperativas, de diferentes ramos, por meio da intercooperação, com a prestação de serviços customizados. Temos um time de profissionais com expertise em diversos campos do conhecimento e que estão à disposição para auxiliar no desenvolvimento de programas que gerem resultados”, frisou Cleide. Para mais informações sobre a Pluricoop consulte o site www.pluricoop.com.br.