REUNIÃO INSTITUCIONAL I: Coagru e Ocepar discutem indicadores econômicos e estratégias de desenvolvimento

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Na manhã desta segunda-feira (24/05), representantes do Sistema Ocepar e Coagru Cooperativa Agroindustrial União realizaram reunião institucional, discutindo indicadores e cenários do cooperativismo. O encontro, por meio de videoconferência, foi aberto pelo presidente da Coagru, Áureo Zamprônio, que ressaltou a gestão direcionada ao apoio aos produtores associados. “Temos uma estratégia austera de administração, visando à sustentação das atividades dos cooperados. Mesmo com a pandemia, nossos resultados têm sido positivos”, afirmou. Também participaram da reunião o vice-presidente Cavalini Carvalho e o diretor-secretário, Marcos Rosseto.

A cooperativa - Fundada em dezembro de 1975, com sede em Ubiratã, Noroeste do Paraná, a Coagru teve, em 2020, um faturamento de R$ 814,3 milhões, um crescimento de 27% em comparação ao ano anterior. A cooperativa tem 2.734 cooperados e 510 funcionários. Atuante nas cadeias agrícolas, se destaca também na estratégia de intercooperação, sendo umas das cooperativas que formam a Unitá, junto com a Cooperflora e a Copacol. A central cooperativa atua na avicultura e sua unidade industrial, localizada em Ubiratá, gera 4,5 mil empregos diretos e abate cerca de 360 mil frangos/dia.  

Temas - Além dos indicadores econômicos e o novo planejamento estratégico do setor, o PRC 200, a atuação do Sistema Ocepar, cenários do cooperativismo paranaense e assuntos da área sindical foram os temas da reunião institucional com a Coagru. Pelo Sistema Ocepar, participaram o presidente, José Roberto Ricken, os superintendentes Leonardo Boesche (Sescoop/PR), Robson Mafioletti (Ocepar) e Nelson Costa (Fecoopar), o coordenador de Desenvolvimento Cooperativo, João Gogola Neto, além de gerentes, coordenadores e analistas de diversas áreas.

Informações - A promoção de reuniões institucionais faz parte das estratégias do Sistema Ocepar para informar as cooperativas associadas em relação aos principais assuntos que norteiam a organização no momento, bem como para atualizá-las em relação aos indicadores do cooperativismo e da cooperativa em questão, inclusive, com um comparativo com outras cooperativas do mesmo ramo e porte. Nessas reuniões, também são tratados assuntos relacionados ao Sescoop/PR, com a apresentação das áreas de Monitoramento, Profissionalização, Promoção Social e Gestão Estratégica, e as ações que as cooperativas podem executar, com o suporte financeiro do “S” das cooperativas.

 

Conteúdos Relacionados