REUNIÃO INSTITUCIONAL: Agrária prevê manter ritmo de crescimento em seus indicadores ao longo de 2021
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Sexta maior cooperativa em faturamento no estado, a Cooperativa Agrária Agroindustrial, com sede em Entre Rios, distrito de Guarapuava, na região centro–sul do estado, com aumento de 27,44% sobre 2019, contabilizou receita bruta de R$ 4,59 bilhões no ano passado, com sobras de R$ 338 milhões. A cooperativa, que se prepara para comemorar os 70 anos de fundação no próximo dia 5, encerrou 2020 com 640 cooperados e 1.522 funcionários. O presidente da cooperativa, Jorge Karl, ao falar na abertura da reunião institucional com o Sistema Ocepar, realizada na sexta-feira (30/04), disse estar convicto de que, neste ano, “a Agrária não vai destoar dos números de 2020”.
Sintonia - Ao abrir o encontro virtual, o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, frisou a importância do evento para acentuar a aproximação entre o Sistema Ocepar e as cooperativas e saber se o que a entidade tem feito corresponde à expectativa do cooperativismo paranaense, enfim, “se o que estamos fazendo é relevante para as cooperativas”. Em seguida, o superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, discorreu sobre assuntos pertinentes ao cooperativismo, como plano safra, juros do crédito rural, questões relacionadas à reforma tributária, andamento da safra do milho safrinha, o plano estratégico do cooperativismo, intercooperação, além de enaltecer a sólida parceria entre a entidade e a Agrária. O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, não pode participar da reunião devido a compromissos de agenda.
Assuntos - Da pauta da reunião, a 11ª na modalidade virtual deste ano, constaram a apresentação de Cenários do Cooperativismo, pelo coordenador de Monitoramento, João Gogola Neto; Informações de capacitação e profissionalização, pela gerente de Desenvolvimento Cooperativo, Maria Emilia Pereira Lima, e Mercado e PRC200, a cargo de Flávio Turra e Silvio Krinski, respectivamente, gerente e coordenador de Desenvolvimento Técnico. O gerente Sindical da Fecoopar, Anderson Lechechem, tratou de questões ligadas ao setor.
Agradecimento - O presidente da Agrária, Jorge Karl, que esteve acompanhado do vice-presidente Manfred Michael Majowski, do diretor financeiro Edmund Kreuscher Gumpl e do diretor secretário Kevin Reichhardt, além de técnicos da cooperativa, agradeceu ao Sistema Ocepar pela reunião e apresentação dos números da cooperativa, destacando a importância de contextualizar os resultados com os de outras cooperativas do ramo. E destacou que “estamos muito satisfeitos com o resultado do ano passado, que foi recorde e proporcionou uma boa distribuição de sobras aos cooperados, beneficiando também os funcionários. Quanto a 2021, é uma incógnita ainda, mas estamos caminhando dentro do esperado”.