QUEBRA NO MILHO

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Em reunião realizada ontem, em São Paulo, sob a coordenação do Ministério da Agricultura, integrantes da Câmara Setorial do Milho discutiram a quebra na produção nacional, que deve ficar acima de 13%. Representada pelo técnico Flávio Turra, a Ocepar também participou das discussões. O objetivo da reunião foi verificar o abastecimento interno de milho, uma vez que o último levantamento da CONAB aponta para uma redução de 13,3% na produção da safra 2001/02. Essa quebra ocorreu, basicamente, em função da seca ocorrida no Centro-Sul do País, atingindo principalmente o milho safrinha.

Produção ? Diante dessa redução, a produção total estimada pela CONAB é de 36 milhões de toneladas, para um consumo de 38 milhões, registrando um déficit de 2 milhões de toneladas. Como as exportações devem atingir 1,5 milhão de toneladas, o déficit vai bater nas 3,5 milhões de toneladas. No Paraná, a quebra da safrinha foi de 24,8%, sendo que a previsão de produção caiu de 2,93 para 2,20 milhões de toneladas.

Alternativas ? A Câmara Setorial manifestou preocupação diante desse quadro, sugerindo aos agentes da cadeia do milho que busquem alternativas de consumo para cobrir a demanda dos meses de dezembro e janeiro. Entre as opções levantadas está a utilização de produtos como o sorgo, por exemplo, o plantio antecipado da próxima safra e a importação.

Conteúdos Relacionados