Presidente da OCB mostra tendências do Cooperativismo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Ao falar na abertura do Encontro de Cooperativistas realizado pelo Sistema Ocepar em Curitiba, nesta manhã, o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, elogiou a assinatura dos primeiros convênios do Prodecoop - Programa de Desenvolvimento das Cooperativas, afirmando que simbolizavam a gestão de Pratini de Morais no Ministério da Agricultura. O projeto, lembrou Freitas, foi apresentado pela OCB ao ministro, que assumiu a sua defesa e conseguiu implantá-lo ainda para este plano de safra.

O presidente da OCB disse ainda que se sentia feliz por estar no Paraná, "no meio deste fantástico sistema cooperativista", onde sentia suas baterias "recarregadas" para ser um soldado a serviço do sistema, em Brasília. Lembrou recente teleconferência promovida pela OCB, com trasmissão para todo o Brasil, onde se discutiu as tendências do sistema com todos os ramos do cooperativismo.

Márcio enumerou que as quatro tendências do cooperativismo são: 1- Gestão profissional, que o Paraná vem adotando com distinção. 2- Criação de redes de intercooperação, entre cooperativas e entre cooperativas e empresas, para estabelecer alianças estratégicas. 3- Processo de educação, capacitação e comunicação, permitindo a transparência e o aperfeiçoamento do sistema. 4- Responsabilidade social e preocupação com a comunidade, o que está previsto no sétimo princípio cooperativista. "Enquanto para muitas empresas o balanço social é um fator de marketing, para nós é o DNA", frisou, eloginado a publicação Balanço Social das Cooperativas do Paraná, lançado hoje.

Conteúdos Relacionados