Pioneira na enfermagem do Paraná, Cooenf comemora cinco anos com lançamento de programa de qualificação
- Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 1
A Cooperativa de Trabalho de Enfermagem do Paraná (Cooenf), que congrega profissionais de saúde especialistas no atendimento às demandas de enfermagem, técnicos e enfermeiros, completou cinco anos nesta quarta-feira (22). A data foi celebrada com a Jornada do Cooperado – Desenvolvimento e Inovação, na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba. O evento contou com a participação da deputada estadual Márcia Huçulak, enfermeira de formação.
"Eu vim cumprimentar esse trabalho da cooperativa e cumprimentar a Ocepar pelo apoio às cooperativas. O cooperativismo faz a diferença na vida das pessoas. A Cooenf foi uma parceira muito grande na minha gestão como secretária municipal de Saúde e nos tempos difíceis da pandemia", declarou a deputada.
O superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, destacou a força das 35 cooperativas de saúde no Paraná. “Para a Ocepar é uma alegria receber esse evento. Desejamos vida longa à Cooenf, que tem tudo para crescer. Essa é uma profissão importantíssima no mundo todo, um setor primordial para a vida, e vocês mostraram uma resiliência muito grande”, disse.
Na abertura da Jornada, a fundadora da cooperativa, Quitéria Livanice Antunes, enalteceu o apoio do Sistema Ocepar e falou sobre a importância de valorizar todas as profissões da área da saúde. “Desejamos que venham outras cooperativas, tem muito campo para todo mundo. A Cooenf já deu a largada, agora é continuidade”.
Ela relembrou alguns marcos da história da cooperativa desde a criação, em 22 de janeiro de 2020, como ações sociais, a expansão para outros municípios, e o enfrentamento da pandemia de covid-19. Hoje, a Cooenf conta com 525 cooperados de quatro municípios paranaenses: Curitiba, Paranaguá, São José dos Pinhais e Ponta Grossa. “Queremos ser cada vez mais presentes. Sabemos da importância do nosso trabalho e capacitamos os cooperados, o que garante qualidade no atendimento”.
Programa
Durante o evento, a Cooenf lançou o Programa Nível do Cuidado, apresentado pelo enfermeiro Julio Eduvirgem. A iniciativa visa elevar a qualidade do atendimento e fortalecer a atuação dos cooperados. “Essa é uma estratégia para promover o desenvolvimento de forma contínua de todos os profissionais, aliando as melhores práticas de segurança, qualidade e inovação”, explicou.
O programa tem entre os objetivos aprimorar habilidades técnicas, fortalecer os princípios do cooperativismo, desenvolver a liderança, aumento da produtividade e fomento à inovação. São seis módulos de treinamento e 26 unidades de estudo, nos formatos presencial e online. Conforme o desempenho, os profissionais podem conquistar certificações nível bronze, prata e ouro. “Para os cooperados, o programa ajuda na valorização e reconhecimento no mercado, além do desenvolvimento pessoal, técnico e melhoria na qualidade do serviço prestado. Para a Cooenf, representa aumento da competitividade no mercado, e alinhamento às melhores práticas nacionais e internacionais de saúde”, disse. “É um compromisso com a qualidade e reconhecimento profissional. Juntos, podemos alcançar novos patamares na enfermagem e fortalecer a nossa cooperativa”.
Benefícios - Enfermeira há 18 anos, Taísa Ricken Pontes aproveitou o evento para tornar-se oficialmente cooperada da Cooenf. Entre os benefícios, ela cita o networking e o potencial da cooperativa de funcionar como uma “vitrine” para o seu trabalho. “Eu já trabalhei por 10 anos em uma cooperativa de médicos, então eu sei que é algo muito bom, que vem agregar, se todos tiverem o mesmo propósito. Estou muito entusiasmada”. (Comunicação Sistema Ocepar).