Memorial das Cooperativas: ato simbólico marca futura instalação de monumento no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O último sábado (30/08) foi marcado por datas importantes para o cooperativismo. Além do Dia de Cooperar (Dia C) e Dia do Voluntariado, comemorados nacionalmente com diversas ações de responsabilidade social, foi realizado um ato simbólico de lançamento do futuro Memorial das Cooperativas, a ser instalado no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann, em Toledo (PR).
Este é o 10º ano em que as cooperativas de Toledo se reúnem para celebrar o Dia C. Desta vez, a equipe técnica e lideranças das cooperativas entenderam que, pela ocasião do Ano Internacional das Cooperativas - declarado pela ONU pela 2ª vez, seria importante reforçar esse impacto traduzindo-o em um memorial.
“A ONU trouxe o tema ‘Cooperativas constroem um mundo melhor’, reforçando nosso impacto mundial e regional dado que o modelo cooperativista tem papel vital no desenvolvimento sustentável, seja em dimensões sociais, econômicas ou ambientais. Nos apropriamos do tema e entendemos que precisamos marcar as gerações com algo que represente esse impacto e que torne o cooperativismo ainda mais conhecido”, explica o presidente da Sicredi Progresso PR/SP, Inácio Cattani, cuja cooperativa de crédito está à frente dos trabalhos neste ano.
O prefeito de Toledo, Mario Costenaro, presente no ato simbólico, destacou que as cooperativas de Toledo sempre contribuíram com o desenvolvimento local.
“Todas têm atuação muito forte, são muito bem-organizadas, com lideranças que tem contribuído de forma responsável com muito altruísmo e dedicação voluntária. Esse memorial é um resgate histórico, uma forma de marcar presença e mais uma maneira de sensibilizar a população sobre a relevância do cooperativismo”, afirma Costenaro.
O ato ainda contou com a presença do Deputado Dilceu Sperafico, do secretário de Planejamento, Habitação, Urbanismo e Mobilidade, Ronald Drabik, imprensa e representantes das 11 cooperativas parceiras da iniciativa. São elas: Cooarte, Copacol, Cresol, C.Vale, Primato, Sicoob, Sicredi, Sisprime, Unicred, Unimed e Uniprime.
Memorial das Cooperativas
O memorial será representado pelo símbolo histórico do cooperativismo: os pinheiros, lado a lado. O símbolo remonta a 1923, quando o movimento cooperativista buscava uma imagem universal que representasse seus valores, e a natureza foi o ponto de partida.
Os pinheiros representam a persistência e o espírito de coletividade. Por estar lado a lado, traz a ideia de união, força e coesão, princípios essenciais para qualquer cooperativa. Além disso, são árvores perenes, que se mantêm verdes o ano todo e evocam persistência, imortalidade, fecundidade e crescimento, atributos essenciais ao desenvolvimento das cooperativas e de seus membros.
A partir de 1969, quando a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) adotou oficialmente a imagem, o símbolo ganhou força no Brasil.
O memorial ainda está em fase de projeto e adequações e será confeccionado em fibra de vidro de alta resistência. Já a estrutura interna, em aço.
Toda a obra será custeada pelas próprias cooperativas e conta com uma cessão de uso de espaço pela prefeitura municipal de Toledo, que desde o princípio, apoiou o projeto.
O artista local responsável pela execução e criação é a Turatti Esculturas, valorizando a produção e a cultura local.
“Nosso impacto cooperativista é duradouro e reconhecido. Materializar essa capacidade para as futuras gerações e marcar a história do município, por meio de um memorial que nos representa, é fundamental”, finaliza Cattani. (Assessoria de Imprensa Sicredi Progresso PR/SP)