Lar reforça protagonismo regional e apresenta plano de expansão de investimentos ao Governo do Paraná
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Em reunião no Palácio Iguaçu, em Curitiba, a diretoria da Lar Cooperativa Agroindustrial — representada pelo diretor-presidente Irineo da Costa Rodrigues, pelo 1º vice-presidente Diogo Sezar de Mattia e pelo 2º vice-presidente Urbano Inácio Frey — apresentou ao governador Carlos Massa Ratinho Júnior, ao vice-governador Darci Piana e a integrantes do alto escalão estadual os resultados recordes da cooperativa e um conjunto de propostas para fortalecer a infraestrutura e a economia nas regiões onde atua. Participaram secretários de Estado, deputados federais e estaduais, prefeitos de diversos municípios e lideranças do setor empresarial.
Durante a exposição, os dirigentes detalharam avanços nas cadeias de suínos, aves, grãos e, mais recentemente, peixes, além de projeções que incluem novas unidades industriais, ampliação das fábricas de ração, investimentos em energia e a instalação de uma planta de biodiesel. “Com cooperação geramos emprego, renda e arrecadação, mas, sobretudo, melhoramos a vida das pessoas”, destacou Irineo.
Entre as demandas apresentadas ao Governo do Estado estão a passagem de nível (viadutos) e duplicação da BR-277 em pontos estratégicos de Medianeira e Matelândia, a revitalização das PRs 495 e 497, a ampliação do programa de asfaltamento de estradas rurais, agilidade nos licenciamentos ambientais via IAT, estabilidade no fornecimento de energia e apoio a projetos de saneamento e habitação. “O desafio não é mão de obra, e sim moradia; quando há casas, as pessoas vêm trabalhar”, pontuou o presidente.
A Lar enfatizou ainda o investimento de R$ 28 milhões na construção de uma subestação de energia em Cascavel, que será posteriormente doada à Copel, como exemplo de parceria capaz de acelerar soluções para gargalos públicos.
O governador Ratinho Júnior elogiou a gestão da cooperativa: “A Lar é sinônimo de visão de futuro. Cabe ao Estado estar ao lado de quem produz e transforma, garantindo que o desenvolvimento alcance todas as regiões.”
Ao final, secretários e presidentes de órgãos como Invest Paraná, IAT, Copel e Sanepar manifestaram-se, sinalizando alinhamento com as pautas apresentadas e colocando-se à disposição para avançar, em conjunto com a Lar e os municípios, em soluções de infraestrutura, energia, saneamento, habitação e licenciamento.
O encontro destacou o papel estratégico das áreas em que a Lar está presente — com ênfase no Oeste e representatividade do Norte e de outras regiões do interior — para o desenvolvimento do Paraná. Reafirmou, ainda, a força das cooperativas e das empresas regionais como indutoras de progresso econômico e social. Reconhecida como referência em gestão, geração de oportunidades e impacto territorial, a Lar foi apontada como modelo que orienta políticas públicas mais sintonizadas com o ritmo e as necessidades de quem produz, inova e impulsiona o Estado. (Assessoria de Imprensa Lar)