Jovens e mulheres da Primato visitam Sistema Ocepar
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Na manhã dessa quarta-feira (12/11), um grupo de 36 integrantes da Cooperativa Primato esteve no Sistema Ocepar, em Curitiba, para conhecer o trabalho realizado para o desenvolvimento do cooperativismo paranaense. A comitiva era formada por jovens e mulheres da cooperativa.
O superintendente da Fecoopar, Nelson Costa, foi o anfitrião do dia. “Aqui, nós fazemos a representação das cooperativas do Paraná. Nosso foco é ajudar no desenvolvimento dos negócios e das pessoas, como vocês que estão aqui”, pontou.
O analista Técnico de Desenvolvimento Regional, Rodolfo Bonetti, seguiu com apresentação dos números do cooperativismo no mundo, no Brasil e no Paraná. “Diria que hoje cooperativismo é o maior movimento social da Terra. Quem é cooperativista é engajado, participa. O que é cooperativismo? É a forma mais democrática de promover a inclusão daqueles que não tem escala de produção para se manterem na atividade econômica”, afirmou.
O analista Técnico de Cooperativismo, Raquel Palhano, apresentou as ações do Sescoop/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e reforçou a importância para o desenvolvimento. “Nossos programas e ações beneficiam os cooperados, familiares e empregados de cooperativas do Paraná. Temos cursos técnicos, de pós-graduação e de mestrado. Fazemos diversos encontros durante o ano para promover o desenvolvimento. Além disso, também possuímos área de monitoramento e consultoria para acompanhar a gestão dos negócios”, concluiu.
Para finalizar a apresentação, a analista de Comunicação, Iara Maggioni, apresentou o Programa de Educação Política do Sistema Ocepar, que têm como foco fortalecer a representação cooperativista. “Para que o crescimento do cooperativismo ocorra é preciso que exista um cenário favorável de leis, de políticas públicas e de compreensão dos políticos sobre o que é o nosso movimento. Precisamos entender de política para escolher os nossos representantes”, finalizou.
Programação
A imersão da cooperativa Primato no Sistema Ocepar foi uma das atividades realizadas dentro de uma programação extensa de viagem. A excursão é organizada pela cooperativa de turismo Cooptur.
Ainda na manhã de quarta, os visitantes foram até o Arquivo Público do Paraná para conferir a exposição “Raízes Paranaenses: cooperativas constroem um mundo melhor”, alusiva ao Ano Internacional das Cooperativas. Durante a tarde, visitaram parques de Curitiba.
Nessa quinta-feira (13/11), será realizada uma viagem de trem, com destino a Morretes, no litoral do Paraná. A excursão termina com visita ao Porto de Paranaguá.
FOTOS: Júlia Duda / Assessoria de Comunicação Sistema Ocepar