Jornalista Samuel Milléo Filho é homenageado pelos 40 anos de atuação no jornalismo cooperativo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Ao final da solenidade de entrega dos troféus aos vencedores do 17º Prêmio Ocepar de Jornalismo, na sexta-feira (12/12), o coordenador de Comunicação e Marketing do Sistema Ocepar, Samuel Zanello Milléo Filho, foi homenageado por ter completado, em 2025, 40 anos de atuação no jornalismo cooperativista. O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, juntamente com os superintendentes Robson Mafioletti, da Ocepar, José Ronkoski, do Sescoop/PR, familiares e profissionais que integram a equipe de Comunicação, entregou uma placa com a seguinte declaração: “Homenagem ao jornalista Samuel Zanello Milléo Filho pela trajetória de 40 anos no jornalismo cooperativo paranaense, trabalho inspirador desempenhado com dedicação, empenho, ética e comprometimento. A sua equipe também parabeniza e agradece por sua conduta humana e justa e como gestor, sempre buscando o melhor para todos e para o Sistema Ocepar.” Um vídeo também foi exibido com registros de momentos com a família, colegas da faculdade e de sua atuação como jornalista.
Emocionado, ele lembrou da época em que ainda era estudante de Jornalismo e do início da carreira em Alvorada do Sul. Samuel agradeceu o suporte dado pela família ao longo desse período, em que muitas vezes tem se privado do convívio familiar devido aos compromissos profissionais. Também dedicou o momento ao jornalista Fábio Buchman, um dos vencedores da 14ª edição do Prêmio Ocepar de Jornalismo, que faleceu antes de receber o troféu, entregue posteriormente à esposa Simone Giacometti, uma das contempladas na edição deste ano do concurso e que estava presente no evento.
“Tenho muita paixão pela minha profissão. Essas quatro décadas estão sendo coroadas com êxito. Eu trabalho no melhor lugar do mundo e com as melhores pessoas do mundo. E tenho muito amor pela minha equipe”, afirmou Milléo.
Carreira
Samuel Milléo Zanello Filho é natural de Piraí do Sul, na região dos Campos Gerais. É formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina e especialista em Agronegócio pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente cursa a pós-graduação em Inteligência Política, pela Fipe/SP.
Ainda adolescente, atuou como repórter no jornal A Razão e na Rádio Guairacá, hoje Rádio Brotas, em sua cidade natal. Iniciou sua carreira em 1985, como assessor de imprensa na Cooperativa Agrícola Mista Alvorada do Sul, Camas, em Alvorada do Sul, Norte do Paraná.
Entrou na Ocepar em 1987. Desde 2002, ocupa o cargo de coordenador de Comunicação e Marketing do Sistema Ocepar. E foi a partir de sua iniciativa que foi criado o Prêmio Ocepar de Jornalismo, em 2004, para valorizar os profissionais da Comunicação que ajudam a divulgar o cooperativismo.
FOTOS: Albari Rosa