INTERCOOPERAÇÃO: Gazeta do Povo destaca pioneirismo do PR na criação da Cooperativa Central de Tecnologia da Informação

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

midia 28 01 2022A primeira cooperativa central de tecnologia da informação do país, a UniTI, criada no final do ano passado por meio de uma iniciativa inédita do cooperativismo paranaense, é o tema de destaque da matéria de autoria da jornalista Elvira Fantin, intitulada “Com ‘agro automatizado’, Paraná ganha inédita cooperativa de tecnologia da informação”. A reportagem foi publicada nesta quinta-feira (27/01), no site do Jornal Gazeta do Povo, de Curitiba.

Visão estratégica - “Não se trata de uma união das áreas de TI das cooperativas, mas, sim, de uma visão estratégica de futuro, onde a Tecnologia de Informação é fundamental”, disse o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), Leonardo Boesche, à repórter. Ele destacou ainda que essa foi uma forma das cooperativas unirem esforços com o propósito de avançar numa área que a todo momento apresenta novidades. “Tendo uma cooperativa central focada nisso podemos encontrar as melhores soluções”, disse.

Redução de custos - A jornalista também ouviu o superintendente administrativo e financeiro da Cocamar e presidente da UniTI, Alair Zago. “O primeiro grande objetivo é reduzir custos”, ressaltou ele. “As cooperativas investem muito em TI e essa área perde valor muito rapidamente porque a evolução é grande, são muitas inovações, fazendo com que individualmente as cooperativas tenham que fazer altos investimentos para se manterem atualizadas. Entendemos que juntas podem compartilhar serviços e tudo ficar mais acessível”, pontua. Na matéria, a repórter frisa que atualmente 21 cooperativas paranaenses formam a UniTI, mas a participação na Central é aberta a todas que tiverem interesse no Paraná. Clique aqui para conferir na íntegra.

 

Conteúdos Relacionados