INTEGRADA: Reunião apresenta planejamento da safra de laranja 2011/12
- Artigos em destaque na home: Nenhum
{gallery}noticias/2011/Agosto/30/2011830152815/{/gallery}A produção de laranja do Projeto Sucos da Integrada está se consolidando e promete um incremento de volume já a partir desta safra. Uma reunião com produtores e técnicos da cooperativa realizada em Cornélio Procópio definiu os encaminhamentos do cultivo, recebimento e processamento das laranjas produzidas pelos associados da cooperativa.
Critérios - No encontro foram definidos os critérios para entrega, classificação e recebimento de toda a produção. Os cooperados também foram orientados sobre aspectos técnicos do manejo e condução dos pomares, além de conhecerem a Packinghouse e toda a estrutura de recebimento e transbordo da cooperativa. “O objetivo é apresentar como estamos organizando a produção e nos estruturando para receber a safra”, explica Paulo Emerson Carvalho, coordenador de Citricultura da Integrada.
Opção- O Projeto Sucos surgiu em 2007 como uma opção para diversificar as propriedades e buscar alternativas de renda. A implantação dos primeiros pomares começou no início de 2008. As áreas mais antigas têm apenas três anos e a partir de agora a produção da cooperativa começa a crescer.
Indústria - A cooperativa está conduzindo ainda o processo de construção de uma indústria de suco concentrado de laranja, voltado para exportação, para garantir a comercialização da produção dos associados. Enquanto a unidade própria não fica pronta, toda a produção está sendo processada em indústrias parceiras. “Este ano deveremos atingir os dois mil hectares cultivados, principalmente nas regiões de Cornélio Procópio, Assaí e Uraí. A produção deverá ser de quatro mil toneladas de laranja, mas a expectativa é que até 2015 mais de 61 mil toneladas sejam colhidas pelos cooperados da Integrada”, destaca Carvalho.
Sanidade - Para manter a qualidade da produção, a Integrada tem dado atenção constante à saúde dos pomares. Desde o início do Projeto Sucos a incidência de doenças como o cancro cítrico tem diminuído muito na área da cooperativa. Também estão sendo feitos levantamentos mensais e ações de combate ao greening, considerada a principal doença dos pomares de citros. No início de agosto foi feita uma pulverização geral em todos os pomares para manejo da doença no inverno. (Imprensa Integrada)