INTEGRADA: Feira discute cooperativismo com a comunidade
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Cooperativa Integrada e o Instituto de Educação Infantil e Juvenil (IEIJ), em parceria com cooperativas da região de Londrina, realizaram no último sábado (24/11) a 1ª edição da Feira do Cooperativismo. O evento foi realizado como parte das comemorações do Ano Internacional do Cooperativismo e foi mais uma forma de difundir na comunidade os princípios e valores desse sistema.
Atuação - Com quase duas décadas de atuação, a Integrada se tornou uma das principais cooperativas do Paraná, com 55 unidades de recebimento distribuídas em nas regiões Norte e Oeste do Estado. A maior parte do faturamento vem da comercialização de grãos como soja, milho e trigo. Para diversificar a participação no mercado, a Integrada também investe na industrialização para agregar valor com unidades de fios de algodão, derivados de milho, rações, beneficiamento de sementes e indústria de sucos.
Cooperativa de ensino - Prestes a completar 40 anos, Instituto de Educação Infantil e Juvenil (IEIJ) é uma cooperativa de ensino formada por pais, que fazem o rateio das mensalidades, e professores, contratados com carteira assinada. Todos votam em decisões, seja sobre reajuste salarial ou eleição de conselheiros. ''Por isso podemos nos voltar ao aperfeiçoamento do ensino dos estudantes, porque os pais podem decidir até por pagar mais horas de estudo'', conta Luiza.
Bolsas - Ela conta que a escola também distribui bolsas, porque a filosofia de trabalho pressupõe a maior diversidade cultural, socioeconômica e de necessidades especiais possível. ''Isso gerou conhecimento para os alunos sobre como conviver e ajudar o colega.''
Aprendizado - Estudante do nono ano, Matheus Yuky de Oliveira cita que a participação na feira permitiu um melhor aprendizado sobre o sistema. ''A cooperativa sempre ajuda a comunidade a interagir mais'', diz. Na feira, alunos como Matheus puderam conhecer e apresentar aos visitantes o trabalho de associações como a do Programa Municipal de Economia Solidária, que promove geração de renda em vários segmentos para famílias de Londrina. A cooperada Ivonete Ferreira Duarte, que faz parte da associação ao lado do marido Dirceu, diz que o evento permitiu a troca de ideias. ''Aprendemos e repassamos companheirismo, disciplina e amizade.''
Crescimento - Representante da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), o diretor da Integrada Sergio Otaguiri afirma que o número de cooperativas de ensino tem crescido no Paraná. ''A união dessas associações permite o intercâmbio de informações, convênio, então todos se desenvolvem.'' (Imprensa Integrada)