FRÍSIA: 94% da produção leiteira da cooperativa tem certificação de qualidade
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Alcançar um sistema produtivo na cadeia de leite cada vez mais eficiente, garantindo volume e qualidade ao produto, tem sido o objetivo da cooperativa Frísia junto aos mais de 200 cooperados da bovinocultura leiteira. Este trabalho resultou na ampliação do volume de leite com certificação de qualidade, alcançando em 2021 o índice de 94% do volume produzido dentro dos requisitos do programa Boas Práticas Agropecuárias (BPA), o maior índice dos últimos anos. A certificação BPA é um dos diferenciais da bacia leiteira na região de Carambeí e garante que a propriedade produza de forma sustentável, entregando leite com qualidade e segurança alimentar.
Aplicável - “O Programa de Boas Práticas Agropecuárias é aplicável a todas as propriedades que comercializam o leite cru para o Pool Leite. Estar enquadrado nas normas estabelecidas é uma exigência para receber o credenciamento, garantindo melhoria contínua na matéria prima entregue. Em 2016, nosso volume de leite com certificação de qualidade do BPA era de 77%, ou seja, em apenas cinco anos, esse índice registrou incremente de 22%, deixando a cooperativa ainda mais próxima de alcançar a totalidade de leite produzido dentro dos critérios de qualidade do BPA”, explica Leonardo Moreira Sviercoski, veterinário do setor de Pecuária da Frísia.
Qualidade e segurança- Com as exigências do Programa de Boas Prática Agropecuárias é possível garantir que a propriedade entregue um leite de maior qualidade e com maior segurança para a indústria. Os pilares do programa abrangem critérios relacionados ao bem-estar animal, instalações, manutenções e operações das propriedades leiteiras, classificando as propriedades conforme adequação aos pilares em Nível Ouro e Nível Prata.
Auditoria - “Para a propriedade ser certificada com o BPA, ela passa por uma auditoria para verificar todos os itens e exigências das legislações vigentes. Dessa forma, o BPA funciona como uma ferramenta de trabalho, porque contribui tanto com a parte operacional, orientando os melhores procedimentos e processos dentro da produção, como também na gestão da propriedade e tomada de decisões. Aquele produtor que hoje entrega leite com certificação de qualidade do BPA garante biossegurança no produto e bonificação no valor final”, detalha o gerente de Negócios Bovinos da Frísia, Jefferson Tramontini.
Resultado - A ampliação do volume de leite com certificação de qualidade em 2021 é resultado do trabalho da cooperativa Frísia junto aos produtores de leite, com assistência e orientação técnica para adequação aos critérios exigidos nas legislações vigentes. O trabalho inicia com a visita técnica da cooperativa para implementação do programa em propriedades ainda não credenciadas, detalhando os critérios exigidos e avaliando quais adequações serão necessárias.
Visita - Após essas adequações, é agendada visita na propriedade com técnico de qualidade do Pool Leite, verificando se todos os pilares do programa estão sendo executados. O recredenciamento é realizado anualmente, com visitas técnicas de avaliação nas propriedades.
Estratégia - O programa de Boas Práticas Agropecuárias é uma das estratégias que garantem um produto de qualidade diferenciada na mais expressiva região produtora de leite do Brasil, onde acontecerá a 15ª edição da ExpoFrísia, uma das principais feiras da pecuária leiteira do Brasil, que reúne o melhor em genética, manejo e produtividade. A ExpoFrísia tem entrada gratuita, mediante inscrição prévia, e acontece entre os dias 12 e 14 de maio, no Parque de Exposições Frísia, anexo ao Parque Histórico de Carambeí (PR). Saiba mais em www.expofrisia.com.br
Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial - Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). Com unidades no Paraná e Tocantins, em 2020 produziu 283 milhões de litros de leite, 832.765 toneladas de grãos e 28.063 toneladas de suínos, resultado do trabalho de 895 cooperados e 1.119 colaboradores. Para promover o crescimento nos próximos cinco anos, a Frísia desenvolveu o planejamento estratégico “Rumo aos 100 Anos”, um conjunto de propostas que visa aumentar a produção agropecuária e os investimentos com outras cooperativas e em unidades próprias. O planejamento da Frísia foi desenhado sob seis perspectivas principais: Sustentabilidade, Gestão, Mercado, Pessoas, Financeiro e Cooperados. Assim, seguirá a missão da cooperativa, que é disponibilizar produtos e serviços para gerar resultado sustentável a cooperados, colaboradores e parceiros. Saiba mais em frisia.coop.br. (Imprensa Frísia)