Exposição celebra cooperativismo e os 100 anos da Frísia na Prefeitura de Carambeí
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A exposição "Cooperativismo: história, legado e futuro", que explora a trajetória do cooperativismo no mundo, no Brasil e no Paraná, além de celebrar os 100 anos da Cooperativa Frísia, foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (10/10), na sede da Prefeitura de Carambeí. A mostra ficará aberta à visitação até o dia 14 de novembro. O evento foi abrilhantado com a presença do Coral de Funcionários da Frísia.
A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a prefeita, Elisângela Pedroso, e o vice-prefeito, Dr. Otávio Antônio Azevedo. Também estiveram presentes o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, o vice-presidente da Frísia, Wilant van den Boogaard (representando o presidente Geraldo Slob), e os integrantes do Conselho de Administração da cooperativa, Raphael Cornelis Hoogerheide e Roderik Wouter van Deer Meer.
Para a prefeita Elisangela, esta exposição é um reconhecimento da administração sobre a importância do cooperativismo e, em especial, da Frísia para o município, para os Campos Gerais. “Fui na abertura desta exposição no Palácio Iguaçu e pensei: tempos que levar esta linda história para nossa cidade. Para que os carambienses sintam-se orgulhosos em ter aqui a cooperativa Frísia. Orgulho de termos aqui uma das maiores cooperativas do Brasil, que gera empregos, renda, distribuir riquezas. Obrigado presidente Ricken e a diretoria da cooperativa por terem aceito este convite. Viva o cooperativismo!”, finalizou.
O vice-presidente, Wilant van den Boogaard, resgatou um pouco da história da cooperativa quando um grupo de produtores sentaram em uma mesa e decidiram constituir a primeira cooperativa agro do Paraná. “Cuidar da terra, da água, dos recursos naturais. Chegamos aos 100 anos para dar continuidade a essa história e fazer do cooperativismo uma filosofia de vida para todas as pessoas”.
Em seu discurso, Ricken agradeceu a acolhida da prefeita e da população de Carambeí e destacou a evolução do cooperativismo no Paraná, que se tornou uma referência nacional, especialmente na região dos Campos Gerais no setor agropecuário. “Aqui, berço do cooperativismo agropecuário do Paraná, a perseverança dos imigrantes holandeses edificou e manteve uma das cooperativas mais antigas do país. É um exemplo de intercooperação e de desenvolvimento”, afirmou.
O evento contou com a presença de alunos de escolas municipais de Carambeí. Ricken disse que ficou feliz e emocionada em ver tantas crianças nesta manhã com suas professoras. O dirigente lembrou que sua trajetória no cooperativismo iniciou na década de 1970, no Colégio Agrícola de Guarapuava. “Vejam toda esta história, este legado que está sendo contado aqui nesta exposição e pensem em adotar na trajetória de vocês, jovens como futuro. Temos várias oportunidades para este início que é o Programa a Cooperjovem e as Cooperativas Mirins. Quem sabe daqui algum tempo vocês também se tornam lideranças cooperativistas”, finalizou
A exposição, que apresenta dados e gráficos sobre os impactos econômicos do modelo cooperativo, já esteve em outros locais como o Palácio Iguaçu (de 7 a 18 de julho), o IDR-PR (de 21 de julho a 21 de agosto) e o Museu Oscar Niemeyer (de 23 a 31 de agosto).
Após o período na prefeitura, a mostra seguirá para o Pavilhão da ExpoFrísia, no Parque Histórico de Carambeí, onde será visitada por 1,5 mil lideranças no dia 28 de novembro, durante o Encontro Estadual de Cooperativistas, um evento promovido pelo Sistema Ocepar com o apoio da Frísia.
FOTOS: Samuel Milléo Filho / Assessoria Comunicação Sistema Ocepar