Evento na Câmara de Vereadores de Curitiba vai celebrar o Ano Internacional das Cooperativas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
No dia 13 de agosto, às 9h, será realizado o evento Tribuna Livre, na Câmara de Vereadores de Curitiba, em alusão ao Ano Internacional das Cooperativas, celebrado em 2025, num reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) aos impactos positivos causados pelo setor em todo o mundo. Além dos parlamentares do município, contará com a presença de lideranças do cooperativismo paranaense.
Esta é a segunda vez que o poder legislativo homenageia o movimento cooperativista. No dia 7 de julho, a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) promoveu uma sessão solene comemorativa ao Ano Internacional das Cooperativas. A solenidade foi realizada em conjunto como Governo do Estado, no Palácio Iguaçu, que sediou ainda a exposição “Cooperativismo: história, legado e futuro”, de 7 a 17 de julho, com painéis apresentando a evolução do trabalho realizado pelas cooperativas em âmbitos mundial, nacional e estadual e os benefícios trazidos para toda a sociedade, além de destaques sobre o centenário da Cooperativa Frísia, também celebrado neste ano. Atualmente, a mostra encontra-se aberta à visitação na sede o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), localizada na Rua Bandeira, 500, bairro Cabral, em Curitiba.
Sobre o Ano Internacional
Com o tema “Cooperativas Constroem um Mundo Melhor”, a ONU declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas. A data foi instituída pela resolução 78/175 da ONU, em reconhecimento ao papel transformador das cooperativas na construção de um mundo mais justo, inclusivo e sustentável.
O documento da declaração também reforça a importância das cooperativas na erradicação da pobreza, na promoção da igualdade de gênero, no empoderamento de grupos marginalizados, como mulheres, pessoas com deficiência, povos indígenas e na luta contra a fome e a desigualdade.
Com a decisão, a ONU incentiva seus 195 países-membros a fortalecer as cooperativas, com foco no aspecto institucional e em políticas públicas que possam facilitar o acesso a recursos, tecnologias e apoio governamental. A expectativa é que o movimento seja reconhecido cada vez mais pelo seu impacto positivo, especialmente na inclusão econômica e social.
Sobre o Sistema Ocepar
Atualmente, o Sistema Ocepar representa mais de 240 cooperativas, dos ramos agropecuário, crédito, saúde, transporte, infraestrutura, consumo, e trabalho, produção de bens e serviços. São mais de 4 milhões de cooperados em todo o Paraná, com geração de 146 mil empregos diretos. Das 41 maiores empresas paranaenses listadas no ranking Época Negócios 360º, 16 são cooperativas. Em 130 municípios, as cooperativas são os principais negócios. No ano passado, a receita global das cooperativas do Paraná atingiu R$ 205,6 bilhões.
Informações
Mais informações sobre o evento Tribuna Livre - Ano Internacional das Cooperativas, na Câmara de Vereadores de Curitiba, pelo e-mail: