Evento em Ponta Grossa debate fontes alternativas de financiamento para o cooperativismo de saúde

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Sistema Ocepar, em parceria com a Unimed Ponta Grossa e a InnovaCore Consultoria, promoveu na terça-feira (28/10) o evento “Fontes alternativas de financiamento”, voltado a gestores e profissionais do ramo da saúde. A iniciativa integra o Plano Paraná Cooperativo 300 (PRC200), o planejamento estratégico do cooperativismo paranaense, e teve como objetivo discutir novas formas de acesso a recursos e atualizar o cenário econômico do setor.

Na abertura, o superintendente do Sistema Ocepar, Robson Mafioletti, destacou a relevância do tema e o papel estratégico do cooperativismo de saúde. “Para nós é uma honra estar em Ponta Grossa para discutir o ramo de saúde, que é importantíssimo para o desenvolvimento do nosso sistema cooperativista”, afirmou.

O diretor administrativo-financeiro da Unimed Ponta Grossa, João Felipe Lara Bueno, ressaltou a importância da parceria entre o Sistema Ocepar e a cooperativa. “A Ocepar e a OCB sempre estiveram conosco em muitos projetos, nos permitindo ser mais fortes e crescer. Neste meio em que vivemos, é impossível ser competitivo de forma sustentável sem investimento, então nada melhor que discutirmos novas formas de financiamento”, pontuou.

Durante o encontro, o gerente técnico do Sistema Ocepar, Flávio Turra, apresentou os números do cooperativismo paranaense e as principais fontes de recursos das cooperativas — desde o capital próprio, formado por quotas-partes e reservas, até alternativas como mercado de capitais, fintechs e fundos multilaterais. Ele também destacou as ações específicas voltadas ao ramo saúde, incluindo um diagnóstico que mapeou desafios financeiros e operacionais das cooperativas do setor.

O coordenador do Ramo Saúde da OCB, Hugo de Castro e Andrade, abordou as atualizações do segmento, lembrando que o Sistema Unimed representa 34% do mercado de saúde brasileiro, está presente em 90% do território nacional e reúne 30% dos médicos do país — consolidando-se como um dos maiores sistemas cooperativos de saúde do mundo.

A programação contou ainda com a consultora Daniela Nacamura Nishitani, da InnovaCore Consultoria, que apresentou uma análise sobre o cenário econômico e os desafios do Sistema Unimed, incluindo os impactos das mudanças climáticas na economia e na saúde. No período da tarde, a consultora Eri Taniguchi Sorte abordou as possibilidades de captação de recursos internacionais.

Entre as propostas encaminhadas ao final do evento, estão a criação de linhas de financiamento com juros equalizados e a inclusão do ramo saúde em programas de investimentos estruturantes. (Assessoria de Imprensa Unimed Ponta Grossa)

Conteúdos Relacionados